Região indiana de Caxemira recupera acesso total à Internet
A região indiana de Caxemira recuperou hoje o acesso total à Internet, depois de sete meses de restrições, num bloqueio que procurou evitar uma onda de protestos promovidos pelas redes sociais.
© iStock
Mundo Caxemira
Desde 5 de agosto, o Governo da Índia instaurou medidas restritivas de acesso à Internet, na região de Caxemira, para contrariar o uso das redes sociais digitais na convocação de manifestações contra a retirada do estatuto especial desta região de maioria muçulmana.
O fim total das restrições, hoje verificada, estende a recuperação parcial de rede de Internet que já tinha sido concedida em 25 de janeiro, mas que nessa altura ficava confinada a 301 páginas da World Wide Web, mas sem acesso a redes sociais.
A notificação oficial sobre o levantamento de restrições de rede esclarece que, contudo, a velocidade de dados será limitada ao sistema 2G e que os proprietários de cartões SIM pré-pagos devem certificar a sua identidade, para ativar os serviços.
O Governo anunciou ainda que em 17 de março reapreciará o processo, para decidir se volta a restringir o acesso à Internet ou se restaura o sistema 5G em toda a rede.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com