Covid-19: Itália ultrapassa os 2 mil mortos, casos de infeção são 27.980
O número de vítimas mortais em Itália devido ao novo coronavírus é agora de 2.158.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
As autoridades italianas indicaram que, nas últimas 24 horas, morreram mais 349 pessoas em Itália, elevando o número de vítimas mortais para 2.158. São agora contabilizados 27.980 casos de infeção, tendo sido registados, no mesmo período, mais 3.233 pessoas infetadas, anunciou o presidente da Proteção Civil, Angelo Borrelli.
Entre os mais de 27 mil casos de infeção, o segundo maior número de casos depois da China, 23.073 são casos ativos e, destes, 1.851 estão em estado grave. Recuperaram 2.749 pessoas.
Do total de mortes, cerca de dois terços, 1.420, registaram-se na Lombardia (norte), região de que Milão é a capital.
Itália é o país da Europa com a situação mais grave a nível global, neste momento, com atualizações diárias de óbitos que se equiparam aos da China no pico da crise com o surto viral.
O país é aquele que tem a população mais envelhecida da Europa e apenas o segundo do mundo a seguir ao Japão: 22,6% da população tem mais de 65 anos e a esperança de vida é de 85 anos para as mulheres e 81 para os homens.
As autoridades explicam que a maioria das mortes ocorre em pessoas idosas, sobretudo octogenários e nonagenários, assim como em pessoas já afetadas por patologias graves.
Mapa do número de pessoas afetadas por região, divulgado esta segunda-feira, 16 de março.© Ministero della Salute
Em Portugal foi esta segunda-feira anunciada a primeira morte em resultado do vírus SARS-Cov-2, que resulta na doença Covid-19. Trata-se de um homem de 80 anos que estava "há dias" internado no Hospital de Santa Maria, de acordo com o divulgado pela ministra da Saúde, Marta Temido.
De acordo com o último boletim epidemiológico, o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 331 - mais 86 do que os contabilizados no domingo - sendo que 139 estão internados. Há ainda 2.908 casos suspeitos, dos quais 374 aguardam resultado laboratorial.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com