"O governo espanhol confirmou que todos os hotéis vão fechar em Espanha a partir de terça-feira, 24 de março. Portanto, aconselhamos os viajantes britânicos em Espanha a contactar com o operador turístico ou companhia aérea o mais rápido possível, para organizar a viagem de regresso para casa antes desta data", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
O governo britânico já tinha desaconselhado na terça-feira "todas as viagens não essenciais em todo o mundo", inicialmente por um período de 30 dias, e alertado para os riscos devido às restrições impostas por diversos países.
"Os britânicos que decidam que ainda precisam de viajar para o exterior devem estar cientes dos riscos crescentes de fazê-lo. Isso inclui o risco de que não conseguirem regressar a casa, se forem impostas restrições de viagem", referia um comunicado do MNE.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.
Começou na China, onde no total, desde o início do surto, em dezembro passado, as autoridades contabilizaram em território continental, que exclui Macau e Hong Kong, 80.894 infeções diagnosticadas, incluindo 69.601 casos que já recuperaram, enquanto o total de mortos se fixou nos 3.237.
Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.350 casos), a Espanha, com 558 mortes (13.716 casos) e a França com 175 mortes (7.730 casos).
Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.