Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Foi "uma árvore gigante que caiu e espalhou milhares de folhas brilhantes"

Um dos netos de Nelson Mandela, Andile Mandela, comparou hoje o avô a uma "árvore gigante" que caiu e "espalhou milhares de folhas brilhantes", incentivando, durante o discurso de homenagem ao antigo presidente, todos a seguirem os seus passos.

Foi "uma árvore gigante que caiu e espalhou milhares de folhas brilhantes"
Notícias ao Minuto

12:08 - 10/12/13 por Lusa

Mundo Neto

Andile Mandela, um dos quatro netos do falecido ex-Presidente da África do Sul, disse hoje durante a sua intervenção nas cerimónias fúnebres do avô, realizadas no estádio Cidade do Futebol, em Joanesburgo, que 'Madiba', como é conhecido o histórico líder sul-africano é "um espelho que reflete a glória e o esplendor da mente e do coração".

O neto de Mandela proferiu estas palavras durante a sua intervenção em representação da família, e foi várias vezes interrompido pelos aplausos dos milhares de pessoas que assistem, no estádio, ao início das cerimónias fúnebres.

Milhares de pessoas estão hoje no estádio do Soweto, em ambiente de celebração, com grupos de jovens a cantar e a dançar, outros a tocar vuvuzelas, para festejar o homem que libertou a África do Sul do regime de "apartheid" (segregação racial).

Na cerimónia, estão presentes muitos líderes mundiais, como o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, e os presidentes norte-americano, Barack Obama, brasileira, Dilma Rousseff, e português, Aníbal Cavaco Silva, entre mais de 50 chefes de Estado e de Governo que se encontram em Joanesburgo.

A África do Sul pretende oferecer ao seu símbolo máximo, falecido na noite da passada quinta-feira, aos 95 anos, funerais à medida da sua estatura.

Além do estádio Cidade do Futebol, três outros estádios de Joanesburgo vão ser abertos à população para a transmissão da cerimónia num ecrã gigante, estando ainda previstos 150 locais de transmissão dispersos por todo o território do imenso país da África austral.

Depois do último adeus em Joanesburgo, o corpo de Mandela vai estar exposto durante três dias na vizinha Pretória, a capital, antes de, no domingo, ser finalmente sepultado nunca campa modesta, junto dos mortos da sua família, em Qunu, a sua terra natal, na província do Cabo Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório