O estado norte-americano com a situação mais crítica no que à Covid-19 diz respeito é o de Nova Iorque e num cenário de angústia o governador Andrew Cuomo, revelou, esta quinta-feira, dispor de ventiladores apenas para seis dias.
O stock de reservas deste material ascende a pouco mais de 2.200, sendo que diariamente são utilizados, em média, 350. "Esta é uma equação determinante, os 2.200 desaparecerão de maneira muito rápida", realçou. "Se uma pessoa vier necessita de um ventilador e se não o tens essa pessoa morre", realçou citado pelo New York Times.
Andrew Cuomo também asseverou que falou com o presidente Donald Trump. Ainda que o chefe de Estado norte-americano tenha assegurado que "o governo federal fará o que puder para ajudar", o governador mostrou-se céptico de que Nova Iorque conte com a colaboração da Casa Branca dada a escassa margem de manobra.
De acordo com os últimos dados avançados pela Universidade Johns Hopkins, que dá conta do número de infetados e de vítimas mortais por país, devido ao surto do novo coronavírus, verificamos que os Estados Unidos encabeçam a lista de casos, com mais de 238 mil, sendo que, relativamente aos óbitos a cifra já suplanta os 5.700.