Adiamento da redução da Base das Lajes será aprovado antes do Natal
A Câmara dos Representantes aprovou na quinta-feira o acordo orçamental que adia a redução da Base das Lajes, ficando apenas a faltar a aprovação pelo Senado, que deve acontecer antes da interrupção para o Natal, no dia 21 de dezembro.
© DR
A Câmara dos Representantes e o Senado anunciaram na noite de terça-feira um acordo orçamental que viabiliza o orçamento federal e evita nova paralisia dos serviços nos próximos dois anos.
Na quinta-feira à noite, esse documento recebeu 332 votos a favor e apenas 94 contra, depois do presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, apelar à sua aprovação.
"É perfeito? Vai suficientemente longe? Não, de maneira de nenhuma", disse o republicano
"[Mas estaremos] a fazer aquilo que os americanos esperam que façamos -- unirmo-nos e encontrar-mos pontos em comum", acrescentou.
O acordo inclui uma alínea que adia a decisão sobre a redução da presença na Base das Lajes, na ilha Terceira, até à divulgação de um relatório.
"O secretário de Defesa deve certificar os comités de Defesa do Congresso antes de qualquer ação sobre o realinhamento das forças na Base Aérea das Lajes, nos Açores, cuja ação encontra suporte no Relatório de Avaliação das Infraestruturas Europeias", informa o acordo.
O relatório mencionado está a ser conduzido desde o início do ano e deve ser divulgado na primavera do próximo ano.
"Essa certificação deve incluir uma avaliação específica da Base das Lajes, nos Açores, no apoio às forças norte-americanas além-mar", conclui o texto.
Antes deste acordo, os norte-americanos previam uma redução do seu contingente das Lajes em mais de 400 militares e 500 familiares com efeitos no verão de 2014.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com