As autoridades de saúde belgas revelaram há momentos os dados mais recentes sobre o novo coronavírus, que dão conta de mais 417 óbitos e mais 310 internados nas últimas 24 horas.
Há também registo de um aumento de 1.236 novos casos confirmados, o que coloca a cifra total em 34.809 infetados em todo o país.
Com este aumento nas últimas 24 horas, o balanço é agora de 4.857 vítimas mortais desde o início da epidemia na Bélgica, há cerca de um mês.
De acordo com as autoridades sanitárias da Bélgica, este número total dos novos casos confirmados deve-se à inclusão, esta quinta-feira, dos resultados dos primeiros testes realizados em lares desde 10 de abril.
"Nos lares de idosos, houve um grande número de mortes suspeitas. No futuro, a proporção de casos confirmados deve aumentar. A situação vai mudar com o tempo. Vemos hoje que a tendência para uma queda lenta, mas real, está confirmada", disse o virólogo Emmanuel André, porta-voz da agência pública federal de saúde pública, citado pelo jornal belga Le Soir.
A Bélgica, recorde-se, decidiu esta quarta-feira prolongar as medidas de confinamento e distanciamento social até 3 de maio e interditar a realização de grandes eventos até final de agosto, no quadro de um conjunto de esforços para travar a propagação da Covid-19.