Andar de bicicleta poderá ser uma das medidas que o governo espanhol pode implementar para o fim do período de isolamento social.
Segundo avança o La Vanguardia, a ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, pediu às suas equipas técnicas responsáveis pelas áreas do clima e da qualidade do ar que estudassem uma forma de expandir a implementação da utilização da bicicleta. Esta medida seria umas das estratégias a adotar a nível de transporte para manter a distância social, numa altura em que as pessoas comecem a regressar, faseadamente, à vida normal.
A ideia é partilhada até no Twitter, onde a governante refere "uma boa ideia e uma grande oportunidade" seguir o exemplo da França.
Me parece una idea buenísima y una gran oportunidad en el marco de una #movilidad distinta.Voy a pedir a mis equipos de #clima y de #CalidadDelAire que lo estudien con nuestros compañeros de otros ministerios y de gobiernos locales y autonómicos. #EnBici https://t.co/spra6OMGMj
— Teresa Ribera / #QuédateEnCasa (@Teresaribera) April 15, 2020
A iniciativa tem como referência a França, cuja ministra da Transição Ecológica, Elisabeth Borne, pediu ao antigo chefe dos transportes de Île de França que ajudasse a promover o uso da bicicleta como principal meio de transporte para garantir o distanciamento social, algo que, segundo os epidemiologistas, seria um travão para a Covid-19.
Muitas vozes assinalam que, após a epidemia, haverá uma rejeição coletiva dos transportes públicos, como o metro ou os autocarros, por medo de contágio. Assim, a bicicleta seria uma boa forma de contornar a situação.