Funcionário da OMS morto em ataque não reivindicado no oeste de Myanmar
Um motorista da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Myanmar (antiga Birmânia) que conduzia um veículo que transportava amostras clínicas de testes do novo coronavírus foi morto durante um ataque, numa zona de combate entre grupos rebeldes e militares.
© Reuters
Mundo Rangum
De acordo com as Nações Unidas, o condutor birmanês, 28 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer no hospital onde recebeu ajuda após o ataque contra o veículo que conduzia.
O ataque, cuja origem não foi ainda determinada, ocorreu perto da cidade de Minbya, na zona ocidental da Birmânia.
Em comunicado, as Nações Unidas lamentaram a morte do condutor.
A organização não-governamental Fortify Rights condenou o ataque e pediu ao governo acesso urgente às zonas de conflito entre os militares e grupos rebeldes.
Em janeiro de 2019, dezenas de civis foram mortos e centenas ficaram feridos no oeste de Myamnar, onde a fação separatista, Exército de Arakan, luta pela autonomia da população budista.
Devido à propagação da pandemia do novo coronavírus a "comunidade internacional" lançou um apelo de cessar-fogo entre as partes.
O governo limitou o acesso à Internet na região, ficando as populações, e sobretudo os grupos de deslocados internos, sem acesso a informações sobre a pandemia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com