Dr Peter Tsai, especialista a quem é atribuída a invenção da máscara N95, deixou, segundo a Reuters, a reforma para ajudar a combater a pandemia de Covid-19 que afeta o mundo.
Segundo o noticiado, depois de se ter aposentado da universidade do Tennessee, Tsai voltará assim ao ativo, continuando a desenvolver os seus projetos.
Na prática, a este homem é atribuída a invenção e aperfeiçoamento do tecido que compõe estas máscaras que hoje estão em utilização massiva em todas as partes do mundo.
O mecanismo de filtragem que criou permite a todos os que utilizam as máscaras deste modelo assegurarem que 95% de todas as partículas presentes no ar são filtradas.
A invenção data de há cerca de 30 anos, sendo que este professor continuou a aperfeiçoá-la depois. Agora, um ano após se ter aposentado, continuará o seu trabalho de décadas, tentando perceber se existe algum mecanismo que torne ainda mais segura a sua invenção, isto num momento em que o mundo lida com dificuldades de abastecimento de equipamento protetivo que, não poucas vezes, tem de ser reutilizado.