Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridades de El Salvador detiveram membros de gangues perigosos

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou hoje a detenção de um número elevado de elementos de gangues responsáveis por uma recente onda de assassínios no país.

Autoridades de El Salvador detiveram membros de gangues perigosos
Notícias ao Minuto

17:49 - 28/04/20 por Lusa

Mundo Criminalidade

As autoridades salvadorenhas relataram um surto de violência, no passado fim de semana, atribuído a quadrilhas criminosas que têm espalhado o terror pelo país, conhecidas por "maras".

Entre sexta-feira e domingo, os gangues assassinaram pelo menos 50 pessoas segundo fontes oficiais.

A onda de terror acontece quando o número médio de homicídios tinha caído para 2,3 por dia, uma das taxas mais baixas dos últimos anos, em El Salvador, facto que as autoridades atribuem a medidas draconianas de contenção impostas pelo Governo para combater a pandemia de covid-19.

Perante o surto de violência, o Governo de El Salvador anunciou que as forças de segurança recorrerão a "força letal" para travar as "maras", que contam com mais de 70.000 elementos.

Além disso, as autoridades declararam estado de emergência nas prisões, onde cerca de 17.000 elementos de gangues se encontram detidos.

Também foi decidido agrupar os membros de gangues rivais nas células, uma decisão com alto risco de provocar motins e assassinatos nas prisões, como apontam as organizações defensoras dos direitos humanos.

"Vamos parar os assassínios", prometeu o Presidente Bukele, que disse que os chefes e criminosos da temível "mara" Salvatrucha (MS-13) ainda estão ativos, mas "não tardarão a cair", graças à mobilização das forças de segurança.

Os gangues, que se envolvem principalmente em extorsão e tráfico de drogas, fazem de El Salvador um dos países mais perigosos do mundo, fora das zonas de conflito armado, com uma taxa de 35,6 assassinatos por 100.000 habitantes, em 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório