Pelo menos 30 mortos em conflitos na província sudanesa de Darfur do Sul
Conflitos tribais entre árabes e não-árabes na província sudanesa de Darfur do Sul provocaram a morte de pelo menos 30 pessoas, afirmaram hoje as autoridades do país, acrescentando que mais de uma dúzia terá ficado ferida.
© Reuters
Mundo Darfur do Sul
De acordo com uma nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro sudanês, os confrontos tiveram início na terça-feira e continuaram durante o dia de hoje, tendo, entretanto, cessado.
Os conflitos na região representam um forte desafio aos esforços do governo de transição do Sudão, que tenta pôr fim às rebeliões que atingem várias partes do país há décadas.
As tensões entre tribos árabes e não-árabes remontam ao conflito de Darfur, que teve início em 2003, quando grupos étnicos africanos acusaram o governo sudanês, então liderado por Omar al-Bashir, com forte influência árabe, de discriminação.
Omar al-Bashir foi destituído e detido pelas Forças Armadas sudanesas em abril de 2019, depois de vários meses de contestação popular. É alvo de dois mandados de detenção do TPI por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade cometidos durante o conflito no Darfur, que, de acordo com as Nações Unidas, causou mais de 300.000 mortos e obrigou cerca de 2,5 milhões a abandonarem as suas casas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com