Pandemia remete celebrações do Dia da Europa para eventos online
O Dia da Europa, que assinala os 70 anos da "Declaração Schuman", é celebrado hoje maioritariamente 'online', face à pandemia do novo coronavírus, em cerimónias e conferências quer ao mais alto nível quer em iniciativas nacionais e regionais.
© iStock
Mundo Dia da Europa
O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica "Declaração Schuman", um discurso proferido em Paris, em 09 de maio de 1950, por Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa.
A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço.
Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções.
Considera-se que a UE atual teve início com a proposta de Schuman.
Quanto às cerimónias oficiais em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, abre o dia com uma mensagem em vídeo, para, pouco depois, o Parlamento Europeu (PE), através do Comité Europeu das Regiões (COR) realizar, de manhã no hemiciclo e, à tarde a partir de casa, o fórum 'online' "Regiões e Cidades: Vitais para a Recuperação Económica da Europa", em que participa o presidente da instituição, David Sassoli.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com