Os primeiros sinais de eficácia de uma potencial vacina contra o novo coronavírus podem chegar no outono, referiu o administrador executivo da GAVI - A Aliança Mundial para Vacinas e Imunização, Seth Berkley, numa entrevista à publicação suíça NZZ.
"Infelizmente, não sabemos mesmo que vacina será eficaz ou se haverá uma. Se tivermos sorte, receberemos indicações no outono sobre a eficácia de uma potencial vacina", explicou.
Apesar de ser uma possibilidade, Seth Berkley alerta: "Mas haverá ainda um longo caminho até que uma substância ativa aprovada seja disponibilizada em grandes quantidades para a população global".
O administrador executivo da GAVI referiu ainda que, após ser encontrada uma vacina, é necessário um acordo internacional para aumentar a capacidade de produção, para que seja produzida rapidamente.
"Os países devem trabalhar em conjunto e partilhar as vacinas", disse, alertando que é possível que algumas vacinas funcionem melhor em jovens e outras em pessoas mais velhas.
Seth Berkley deixou ainda um apelo à Organização Mundial de Saúde (OMS) para que sejam emitidas directrizes claras sobre a distribuição de uma vacina, de forma a impedir que esta seja disponibilizada primeiro aos ricos.
Se uma vacina eficaz se tornar disponível de forma - inicialmente - limitada, deve ser administrada primeiro aos profissionais de saúde, afirmou.