AO MINUTO: 20 casos em fruteira do Bombarral. Chile supera 2 mil mortes
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.
© REUTERS/Manaure Quintero
Mundo Covid-19
O arranque da época balnear nas praias do Algarve, de Almada, de Cascais e da Nazaré sob regras de distanciamento social e lotação, devido à pandemia de Covid-19, decorreu ontem sem incidentes e, de acordo com a Autoridade Marítima Nacional, "houve um cumprimento geral das pessoas, as praias não estavam muito preenchidas".
Contudo, nem todos os balanços são os melhores. Durante a noite de sábado, o Programa de Estabilização Económica e Social foi publicado em Diário da República e, segundo o suplemento do diploma, o Governo estima uma queda do PIB de 6,9% este ano, devido ao surto.
Ainda no quadro macroeconómico publicado, é também revelado que o Executivo prevê uma taxa de desemprego este ano de 9,6% e de 8,7% em 2021.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
00h00 - O registo deste domingo termina por aqui e será retomado na manhã de segunda-feira. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h22 - Atualização do Chile. O Chile corrigiu hoje o número de mortos no âmbito da pandemia da Covid-19, acrescentando 653 óbitos de março e abril, elevando o total para 2.290, registando também um recorde de infeções e vítimas mortais nas últimas 24 horas.
23h13 - A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 400.581 vítimas mortais desde o seu aparecimento, em dezembro na China, segundo o balanço diário da Agência France Press feito hoje com base em fontes oficiais.
22h35 - A federação de sindicatos da Construção Civil considerou hoje que "é urgente" uma "estratégia global que defenda a saúde" dos trabalhadores do setor, assinalando que os testes de despistagem à Covid-19 "não bastam".
22h30 - Situação no Bombarral. O número de casos de infeção por Covid-19 na central fruteira 'O Melro', no Bombarral, subiu de 11 para 20, depois de serem conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os trabalhadores, foi hoje anunciado.
21h05 - Atualização na Venezuela. O número de casos confirmados e de mortos associados à Covid-19 mais do que duplicou nos últimos quinze dias na Venezuela, passando os doentes infetados de 1.010 para 2.216 e as mortes de 10 para 22.
20h57 - Atualização em Angola. Angola registou hoje três novos infetados de covid-19, todos de transmissão local, perfazendo o total de 91 casos positivos, dos quais quatro óbitos e 24 recuperados, informaram as autoridades sanitárias angolanas.
20h54 - O líder do PCP admitiu hoje que não tem ilusões quanto à eficácia no "curto prazo" para do plano do Governo para responder à crise causada pela pandemia da covid-19, atacou "insuficiências", mas registou "aproximações" dos socialistas.
19h41 - Atualização na Madeira. A Madeira regista cinco casos ativos com infeção por Covid-19, menos dois do que os reportados sábado, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde da Região (IASAÚDE).
19h40 - Cuba declara pandemia controlada. O país registou o oitavo dia sem vítimas mortais ligadas ao novo coronavírus e prepara-se para anunciar medidas de desconfinamento gradual ao longo da próxima semana, anunciou hoje o presidente da república Miguel Diaz-Canel.
18h35 - Atualização na Rússia. As autoridades russas anunciaram hoje que morreram 134 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, tendo registado quase 9.000 novos casos no sábado.
18h34 - Visita aos Açores. O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que os profissionais de saúde do Nordeste, concelho mais afetado pela pandemia da Covid-19 nos Açores, são um "exemplo a nível nacional".
18h31 - Fecho de hospital dos Covões? A ministra da Saúde afirmou hoje não ter conhecimento oficial da intenção do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vir a encerrar a Urgência do Hospital dos Covões e diz que qualquer decisão tem de ser técnica.
18h29 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou hoje à leitura da imprensa, nomeadamente da regional, voltando a dizer que "o risco da transmissão do vírus [da Covid-19] através do papel é muito pequeno".
17h19 - Atualização a nível global. O número de mortes por Covid-19 em todo o mundo ultrapassou a barreira dos 400.000, de acordo com os dados fornecidos hoje pela universidade John Hopkins, nos Estados unidos da América (EUA).
17h16 - Atualização em Itália. Itália reportou mais 53 óbitos nas últimas 24 horas, uma taxa de variação de 0,2% face a ontem, divulgou este domingo a Proteção Civil italiana. No total, o número de vítimas mortais é agora de 33.899.
#Coronavirus: dimessi e guariti superano i 165mila Totale positivi: 35.262Dimessi e guariti: 165.837Deceduti: 33.899Casi totali: 234.998Aggiornamento dati sanitari del #7giugno https://t.co/xj18RgP558Guarda la mappa https://t.co/wyExzEN2RH pic.twitter.com/gazBpe7ICt
— Dipartimento Protezione Civile (@DPCgov) June 7, 2020
16h54 - Nova estratégia para Lisboa. As autoridades de saúde vão adotar uma nova estratégia no combate à Covid-19 na região e Lisboa que passa pelo acompanhamento mais focado nos casos positivos, depois da fase de rastreios para detetar focos da doença.
16h50 - Situação nos lares. A ministra da Saúde garantiu hoje que os lares e residências para idosos serão visitados por equipas de saúde familiar "enquanto durar" a pandemia, mas a inclusão definitiva dessa rotina será avaliada "num momento posterior".
16h23 - Sánchez confiante em acordo com Portugal. O primeiro-ministro de Espanha espera chegar a um acordo para abrir as fronteiras terrestres do país no início de julho com Portugal, "sem dúvida alguma", que é liderado pelo seu "amigo" António Costa.
16h10 - Atualização em Espanha. Espanha registou um óbito nas últimas 24 horas e 72 mortes nos últimos sete dias, indicou hoje o Ministério da Saúde espanhol. O número total de vítimas mortais no país é agora de 27.136.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/CpC5qshPlzMateriales de información sobre el #coronavirus para la ciudadanía https://t.co/d2w8uPpRmw pic.twitter.com/h0zn3b9FUL
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 7, 2020
16h05 - Conferência da DGS. A ministra da Saúde disse hoje que se revê no motivo do protesto contra o racismo que juntou milhares de pessoas em várias cidades do país, mas voltou a apelar ao civismo de manifestantes e organizadores, em contexto de pandemia.
"Não estamos em estado de emergência e, portanto, o direito à manifestação existe e cabe aos organizadores dessas manifestações garantirem que as regras de saúde pública (...) são cumpridas", frisou a ministra.
15h45 - Atualização no Reino Unido. De acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades de saúde britânicas, o Reino Unido registou mais 77 mortes, sendo agora 40.542 o número total de vítimas mortais.
15h40 - Conferência da DGS. Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a ser a região do país com mais casos diários de infeção por Covid-19, com 75% dos 342 casos reportados hoje em cinco regiões, segundo a Direção-Geral da Saúde.
15h26 - A ministra da Saúde disse hoje que Portugal está "a preparar uma nova reserva estratégica" de equipamentos e materiais para responder à Covid-19, porque não pode "baixar a preparação para a doença".
15h08 - Protestos? Questionado sobre as manifestações que decorreram, este sábado, de Norte a Sul do país, contra a violência policial e o racismo, o Presidente da República sublinhou que "as autoridades de saúde é que sabem".
14h42 - O Programa de Estabilização Económica e Social prevê um conjunto de medidas que visam responder à crise gerada pela pandemia de Covid-19 e que abrangem áreas como ensino superior, saúde, cultura ou turismo. Conheça aqui as principais medidas.
14h15 - O Governo vai realizar várias obras nas empresas públicas de transporte, destacando-se, no Porto, uma sede para o Metro e a ligação da estação da Galiza com o Hospital Centro Materno-Infantil.
13h58 - A pandemia do novo coronavírus já causou 399.907 mortos no mundo inteiro desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP feito a partir de fontes oficiais.
13h42 - A Santa Sé anunciou hoje que, atualmente, não há mais casos novos de pessoas infetadas pelo novo coronavirus no Vaticano, no mesmo dia em que o Papa Francisco considerou que a Itália "superou a pandemia".
Pope Francis said on Sunday the worst of the coronavirus crisis was over in Italy, addressing the faithful for the first time in Saint Peter's Square since the health emergency beganhttps://t.co/umdK88VFPY pic.twitter.com/U7tUTTIVzp
— AFP news agency (@AFP) June 7, 2020
13h39 - Há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu, aqui.
13h37 - O Governo propõe voltar a instituir o Crédito Fiscal Extraordinário de Investimento e destina uma verba de 220 milhões de euros para apoiar empresas que redirecionaram a sua produção para as necessidades relacionadas com a Covid-19.
13h25 - A capacidade do programa de apoio alimentar vai ser duplicada de 60.000 para 120.000 beneficiários, devido à crise gerada pela pandemia de Covid-19, de acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social, hoje publicado.
13h24 - Começou a conferência da DGS sobre a incidência do novo coronavírus em Portugal.
Em direto para o país, Marta Temido foi a primeira responsável a tomar a palavra, esclarecendo que "dos 255 novos casos em Lisboa e Vale do Tejo, 101 provêm da operação de rastreios na Área Metropolitana de Lisboa".
13h06 - Já há dados de Portugal. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, este domingo, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o nosso país conta, desde o início da pandemia, com 34.693 casos confirmados e 1.479 vítimas mortais devido à Covid-19. Em relação ontem, Portugal contabiliza mais cinco mortes e 342 infetados.
Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 7 de junho, que pode ser consultado integralmente em https://t.co/FItqb6s6mC e em https://t.co/B1oGS0ZCUk#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/QMwNzo1rxV
— DGS (@DGSaude) June 7, 2020
13h00 - A linha de apoio social a trabalhadores da Cultura vai dispor de 34,3 milhões de euros, segundo o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), aprovado na quinta-feira e publicado no sábado no Diário da República.
12h45 - O investimento de 60 milhões de euros para a retirada de estruturas com amianto das escolas públicas vai ser totalmente assegurado por fundos comunitários, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social.
12h40 - Do estacionamento à ida ao bar: 6 dicas para ir à praia em segurança. A Deco Proteste disponibilizou uma "cábula" para aproveitar a praia sem correr riscos desnecessários.
Com um mini-break mesmo à porta, deixamos três regras a cumprir na praia. Descubra-as.https://t.co/7hNaVNFz2X#decoproteste #Portugal pic.twitter.com/r4AUzmIQ9a
— DECO PROTESTE (@decoproteste) June 6, 2020
12h31 - O Governo vai atribuir 20 milhões de euros aos municípios para promoveram a informação cadastral simplificada, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social (PEES) publicado no sábado à noite em Diário da República.
12h06 - O Governo vai criar uma contribuição adicional de solidariedade sobre o setor bancário, esperando conseguir arrecadar uma receita de 33 milhões de euros para resposta à crise.
11h33 - As medidas para reforço do Serviço Nacional de Saúde este ano rondam os 100 milhões de euros, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social publicado no sábado à noite em Diário da República.
11h27 - O Turismo de Portugal terá disponíveis 86 milhões de euros para promoção de rotas aéreas, organização de eventos e extensão do apoio a microempresários, de acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social.
11h25 - O Governo pretende que a Madeira e os Açores possam aumentar o seu endividamento líquido até 10% do Produto Interno Bruto (PIB) regional para responder aos impactos da pandemia de covid-19, uma medida que representa 948 milhões de euros.
11h09 - A Índia registou 9.971 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, após 10 semanas de confinamento e na véspera de o país reabrir centros comerciais, hotéis e espaços religiosos.
11h03 - Como é que os restaurantes garantem a segurança? DGS explica. Se está relutante em ir 'comer fora', recorde as principais orientações seguidas pelos restaurantes para combater a Covid-19.
10h58 - Mais de 16 mil alunos e professores estão em quarentena e cerca de cem escolas fecharam em Israel após serem detetados 360 casos de infeção com Covid-19 na comunidade educativa desde o regresso à escola pós-confinamento.
10h46 - O Governo pretende até ao final da legislatura ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área.
10h38 - A Grécia prolongou o confinamento imposto desde março nos campos de migrantes superlotados por mais duas semanas para conter a propagação do coronavírus, enquanto se prepara para uma retoma do turismo, setor essencial para a economia daquele país.
09h55 - O que já se sabe sobre o Orçamento Suplementar? O Governo vai aprovar na próxima terça-feira, dia 9 de junho, a proposta de Orçamento Suplementar relacionada com a Covid-19 que refletirá o Programa de Estabilização Económica e Social que vai vigorar até ao final do ano.
09h32 - Uma empresa criou um puxador para abrir portas sem uso das mãos, para prevenir a propagação da Covid-19, e na próxima semana vão ser instalados mil em hospitais, que pedem mais 4.500 só para a região centro.
09h14 - O número de mortos em África devido à Covid-19 passou nas últimas 24 horas a barreira dos cinco mil, em mais de 183 mil casos, nos 54 países, segundo os dados da pandemia no continente.
09h09 - Máscara, distanciamento, etiqueta e higiene. Os 4 'pilares' da segurança. "Máscara + distanciamento + etiqueta respiratória + higiene das mãos = Medidas Preventivas". São estes os quatro 'pilares' de que não nos podemos esquecer para combater a pandemia da Covid-19 que atravessamos.
09h03 - O Coliseu de Roma, um dos mais famosos ícones não só da cidade mas também de Itália, já abriu ao público após ter estado três meses encerrado devido à pandemia do novo coronavírus. A Reuters tem a reportagem.
ICYMI: The Colosseum in Rome opened to public again after three months pic.twitter.com/pqWwlIfNk1
— Reuters (@Reuters) June 7, 2020
08h57 - O Paquistão ultrapassou hoje as 2 mil mortes por Covid-19 e aproxima-se dos 100 mil casos de infeção, levando o primeiro-ministro a alertar a população de que terá de aprender a viver com o vírus.
08h26 - O analista guineense Rui Jorge Semedo disse à Lusa que a campanha de caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau, pressionou o desconfinamento no país, onde já foram registadas quase 1.400 infeções pelo novo coronavírus.
08h22 - O vereador lusocanadiano Martin Medeiros disse que os portugueses no Canadá enfrentam atualmente algumas dificuldades, nomeadamente de acesso a apoios estatais e devido ao envelhecimento, e constituem "uma comunidade que se preocupa muito com o bem-estar dos outros".
07h46 - Segundo a atualização dos dados sobre a evolução epidemiológica na Alemanha, realizada pelo Instituto Robert Koch este domingo, o país está perto de ultrapassar os 184 mil infetados no país, desde o início do surto da Covid-19.
07h30 - Em Portugal, as exportações devem cair 15,4% este ano, devido à pandemia da Covid-19, e crescer 8,4% em 2021, segundo o cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Social.
07h27 - O Brasil registou 904 mortes e 27.075 mil casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde. Ao todo, o país já confirmou 672.846 casos e 35.930 mortes provocadas pela covid-19.
O trabalho do Ministério da Saúde não para, fortalecendo o Brasil contra o #coronavírus. São mais de R$ 1,1 bilhão para o funcionamento de leitos de UTI e muito mais. Para conhecer outras ações de combate à pandemia, acesse https://t.co/UYm3jliCGA pic.twitter.com/J6RiLFgJcV
— Ministério da Saúde (@minsaude) June 6, 2020
07h24 - Os Estados Unidos registaram 749 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para quase 110 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. No que diz respeito ao número de infetados, o país ultrapassou os 1,9 milhões de casos de contágio, sendo que cerca de 500 mil pessoas foram dadas como curadas.
07h10 - As autoridades de saúde mexicanas registaram no sábado 341 novas mortes por Covid-19, o número mais baixo nos últimos quatro dias, atingindo 13.511 óbitos desde o início da pandemia.
07h04 - Despido da tradicional folia, sem turistas e com os poucos moradores que resistiram aos despejos, o bairro lisboeta de Alfama vive hoje dias de saudade. O cancelamento dos arraiais e das marchas, devido à pandemia, transformou-se num "silêncio magoado".
07h00 - A China registou o primeiro caso de contágio local com a Covid-19 em duas semanas, uma pessoa infetada na ilha de Hainan, na costa sul, informaram hoje as autoridades.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com