Uma igreja evangélica do município de San Lorenzo, na Argentina, reabriu como bar/restaurante - a forma de protesto encontrada pelo pastor Daniel Cattaneo para poder voltar a abrir portas, uma vez que os serviços religiosos continuam suspensos por causa da pandemia, enquanto o país permite a reabertura gradual de outros espaços públicos... como bares e restaurantes.
Assim sendo, foram colocadas mesas e cadeiras dentro da Igreja Redentor e o pastor e acólitos vestiram-se de empregados, levando bíblias em bandejas aos fiéis. O restaurante é uma forma de protesto, sendo a sua intenção prestar serviço religioso, mas também serve comida e bebidas.
"Estamos aqui vestidos desta maneira, a carregar bandejas, porque parece que é a única forma de servir a palavra de Deus", disse o pastor Daniel Cattaneo, citado pelo Guardian.
"Portanto, sem contar com a vitela panada para a mesa quatro, aqui serve-se a palavra de Deus, na casa do Senhor, para todas as nações", acresce o pároco, explicando que reclamam apenas pelo exercício do "direito constitucional de praticar" a sua fé. "Os bares podem abrir, as lojas podem abrir, porque é que nós somos descriminados?", questiona.
Así tuvo que abrir la Iglesia Redentor, la persecución religiosa por parte del estado nacional se hace cada vez más evidente.@omarperotti es hora de que te la juegues y te rebeles contra las presiones del gobierno naciónal.#QueAbranLosTemplos pic.twitter.com/UCBOSmMfkR
— Federico Picchio (@Picchio_Fede) June 11, 2020
Desde a semana passada que os bares e restaurantes da província de Santa Fé, onde se situa San Lorenzo, podem abrir com até 30% da sua capacidade total, com a obrigatoriedade de manter um registo dos clientes (para o caso de alguém testar positivo mais tarde).
Daniel Cattaneo indicou que tem outras alternativas, caso a ideia da igreja/restaurante não convença, como, por exemplo, um serviço 'drive-in', que foi anunciado para este domingo.
Este domingo en San Lorenzo se realizará "Auto-culto" en Iglesia Redentor. A las 15 hs en las hectáreas -detrás del cementerio- se reunirán los fieles en autos unicamente, donde podrán escuchar la palabra del Pastor @CattaneoDani pic.twitter.com/nwVXOcGUIO
— Pablo Gato Gavira (@pablogavira) June 12, 2020