Aquele que é o monumento mais famoso de França (e arriscaríamos dizer do mundo) volta abrir hoje as suas portas. Contudo, todos os que queiram visitar a Torre Eiffel terão de subir pelos seus próprios pés.
A famosa torre de Paris está encerrada desde março, altura em que a pandemia da Covid-19 se alastrou pelo mundo. Este será o período mais longo de encerramento do espaço desde a II Guerra Mundial, refere a Associated France Press.
Agora, que se regressa faseadamente à normalidade, a reabertura do monumento, esta manhã, representa mais um passo rumo ao retomar do dia a dia dos franceses.
A abertura do monumento faz-se, porém, com regras. Quem quiser visitar a Torre Eiffel tem de proceder a uma marcação prévia online e todos os que tenham mais de 11 anos têm de usar máscara. Os elevadores mantêm-se fora de funcionamento e quem quiser subir até ao primeiro andar terá de fazê-lo a pé.
"Existem 700 degraus até ao segundo andar, é preciso ser atlético", explicou Yacine Gueblaoui, líder da equipa da Torre Eiffel.
Prevê-se que no próximo mês, o espaço reabra também o seu segundo piso e que alguns elevadores comecem a funcionar.
Segundo a agência de notícias AFP, cinquenta turistas subiram as escadas da torre até ao segundo andar (em três), por ocasião da reabertura parcial, esta manhã, que contou com a presença de uma multidão de jornalistas de todo o mundo.