Foi identificada na China uma nova variação do vírus da gripe, que "tem o potencial de se tornar pandémico". Esta nova estirpe é transportada por porcos, mas pode infetar humanos, dizem os especialistas.
Numa altura em que o mundo luta contra a pandemia de Covid-19, a preocupação dos investigadores é que esta nova variação sofra mutações avançadas, podendo transmitir-se facilmente entre os indivíduos.
Não sendo, para já, um problema, esta nova forma do vírus - identificado como G4 EA H1N1 pelos especialistas - apresenta "todas as características" para ser altamente adaptável aos seres humanos, sendo necessário uma monitorização constante. Sendo uma nova forma do vírus, a imunidade pode ser pouca ou nenhuma.
As conclusões, que foram divulgadas no jornal médico Proceeding of The National Academy of Sciences, incluem o alerta de que "medidas para controlar o vírus nos porcos e o acompanhamento próximo dos trabalhadores da indústria suína devem ser rapidamente implementadas".
A última pandemia que o mundo enfrentou - antes do surgimento do novo coronavírus - foi a gripe suína, em 2009 -, que acabou por se revelar menos mortal, sendo que a população apresentava já alguma imunidade.
Também esta nova variação do vírus da gripe apresenta algumas semelhanças com o da gripe suína, mas com algumas mutações. Apesar de ainda não ser motivo de grande preocupação, foram já encontradas evidências de infeção em trabalhadores da indústria suína, quando foram analisados dados de 2011 a 2018.
As vacinas disponíveis atualmente para a gripe não parecem proteger contra esta nova forma, mas podem ser adaptáveis, se necessário.