Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Comediante russo faz-se passar por Guterres e liga ao presidente polaco

António Guterres e o presidente polaco, Andrzej Duda, foram as mais recentes vítimas do comediante russo Vladimir Kuznetsov.

Comediante russo faz-se passar por Guterres e liga ao presidente polaco
Notícias ao Minuto

19:09 - 15/07/20 por Silvia Abreu com Lusa

Mundo Partida

Numa brincadeira, quase imperceptível, o comediante russo, mais conhecido por Vovan, telefonou ao presidente polaco, fazendo-se passar pelo secretario-geral das Nações Unidas. Entre vários temas, os dois conversaram sobre a Ucrânia, a Rússia e a reeleição de Duda. 

A 'partida' foi mais tarde divulgada, depois de o comediante ter partilhado, na sua página de YouTube, uma gravação da conversa telefónica, reporta a Associated Press, que diz que o gabinete do presidente polaco confirmou a história.

Apesar de tratar o 'impostor' por "Vossa Excelência", são vários os momentos em que é percetível a estupefacção de Duda.

Depois de ter sido revelada a partida, o presidente polaco admitiu, através do Twitter, que algo lhe "pareceu estar errado" durante a conversa, uma vez que António Guterres não prenuncia tão bem a palavra 'Żubrówka' - nome de uma conhecida marca de vodka . No entanto, admite, a voz era "muito semelhante".

A segurança do Estado polaco está a investigar a forma como o comediante arranjou o número e se os serviços secretos russos estiveram envolvidos.

As relações da Polónia com a Rússia são atualmente tensas, sobretudo depois de Duda ter apoiado a Ucrânia no estabelecimento de relações próximas com a União Europeia (UE).

Ainda na chamada telefónica, o impostor felicitou Duda pela reeleição, mas levou as questões para a hostilidade manifestada na campanha eleitoral, sobretudo para os comentários sobre a comunidade LGTB [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero], obtendo do Presidente reeleito a garantia de que "respeita bastante cada ser humano".

Duda também rejeitou a sugestão provocadora de que a Polónia estava a preparar-se para reivindicar a cidade ucraniana de Lviv, que era parte integrante do país antes da Segunda Guerra Mundial.

"Não! Não! Isso é na Ucrânia", respondeu Duda, acrescentando que nenhum grupo político polaco defende tal ideia.

Na conversa, o reeleito Presidente polaco disse ainda que a Polónia tem uma "discussão sobre História" com o homólogo da Rússia, Vladimir Putin, sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre a "ocupação" soviética do país no pós-guerra.

Kuznetsov e outro "brincalhão" russo, Alexei Stolyarov, também conhecido por 'Lexus', já embaraçaram vários políticos europeus, entre eles o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, bem como o cantor Elton John e o príncipe Harry, com chamadas telefónicas do mesmo género.

[Notícia atualizada às 21h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório