EUA. Polícia dispersa protesto que tentava derrubar estátua de Colombo
A polícia de Chicago, nos Estados Unidos, dispersou à bastonada manifestantes que tentavam derrubar uma estátua de Cristóvão Colombo, no Grand Park, depois de terem sido recebida com petardos e arremesso de pedras e latas.
© Reuters
Mundo Chicago
O incidente, hoje divulgado, ocorreu na sexta-feira, quando cerca de um milhar de manifestantes invadiu a praça e tentou, sem êxito, derrubar a estátua de Colombo, após uma manifestação de apoio aos afro-americanos e índios.
A polícia disse que 18 polícias ficaram feridos e quatro ativistas e pelo menos 12 pessoas foram presas durante o confronto, o que levou a críticas contra as táticas usadas pelas forças de segurança.
"Condenamos inequivocamente a decisão do presidente da câmara, Lori Lightfoot, de enviar a polícia de Chicago para espancar, prender e aterrorizar os manifestantes e jornalistas reunidos em Grant Park", afirma um grupo de autoridades eleitas, num comunicado divulgado na sexta-feira.
O 'site' de notícias local Block Club Chicago informou que uma manifestante, uma mulher de 18 anos, ficou com vários dentes da frente arrancados depois de ter sido socada por um polícia.
O 'site' também partilhou um vídeo do ataque e uma foto da boca ensanguentada da mulher e dos dentes arrancados.
A jovem foi identificada como Miracle Boyd, membro do grupo anti-armas GoodKids MadCity.
O departamento de polícia afirmou, em comunicado, que os agentes estavam concentrados no parque, numa operação para garantir aos manifestantes segurança e o cumprimento da "Primeira Emenda" e reunirem-se pacificamente.
A nota acrescenta que, quando os manifestantes se aproximaram da estátua de Colombo, "alguns elementos da multidão usaram o protesto para atacar os polícias com petardos, pedras, garrafas congeladas e outros objetos".
Amika Tendaji, organizadora do protesto, durante a qual os artistas picharam a estátua com slogans como "Descolonizem Chicago" e "Vidas negras importam", criticaram o uso da força por parte dos polícias para protegerem uma estátua.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com