AO MINUTO: Portugal tem "interesse" em ter vacina. Mais dois mortos cá
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Depois de um fim de semana de negociações, a semana começa (ainda) sem uma acordo para o relançamento europeu após a crise da Covid-19. O quarto dia do Conselho Europeu foi interrompido e deverá ser retomado pelas 15h, altura em que se espera que haja 'fumo branco' para o quadro orçamental para 2021-2027 e o Fundo de Recuperação, os pilares do plano de relançamento da economia europeia para superar a crise da Covid-19.
Quanto aos números da pandemia, recorde-se que Portugal registou, este domingo, mais cinco óbitos e 246 casos confirmados do novo coronavírus, contabilizando agora, no total, 1.689 vítimas mortais e 48.636 infetados. A situação de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais preocupante.
Pelo Mundo, destaque para a Índia que esta segunda-feira registou um número recorde de infetados, com 40 mil pessoas a contraírem a doença num só dia.
Pode consultar os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
15h30 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar todas as novidades sobre a Covid-19 aqui
15h14 - Boas notícias. Os investigadores da Universidade de Oxford avançam que a vacina experimental que estão a desenvolver para combater o novo coronavírus mostrou resultados prometedores em centenas de pessoas testadas, ativando uma resposta imunitária..
14h55 - Há 12 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Confira aqui quais são.
14h40 - Vacina para Portugal. Confrontada com a notícia de que o Reino Unido assegurou cerca de 90 milhões de doses de várias potenciais vacinas contra a Covid-19 que se encontram em desenvolvimento, Marta Temido avançou que Portugal já demonstrou "interesse em adquirir" unidades de uma vacina, caso se comprove a sua eficácia contra o novo vírus.
14h35 - De férias em Portugal, Fernando Simón não marcará hoje presença na conferência de imprensa espanhola para revelar os dados da doença no país. A notícia é avançada pelo ABC que refere que depois de ter sido fotografado a surfar no Algarve e apanhar banhos de sol no Alentejo, confirma-se que o responsável de Saúde espanhol se encontra de férias no nosso país.
Fernando Simón no comparecerá hoy para dar el balance de los rebrotes en España https://t.co/VoTuMdWgip
— ABC.es (@abc_es) July 20, 2020
14h30- A pandemia de covid-19 fez cair em 52% o número total de transplantes realizados no primeiro semestre deste ano, bem como o número de dadores falecidos que baixou 55% face a igual período de 2019, segundo dados hoje divulgados.
14h15 - O eurodeputado Paulo Rangel (PSD) defendeu hoje que "não tem sentido" e "é perigoso" ser o Conselho Europeu a monitorizar a aplicação das verbas do fundo de recuperação da União Europeia (UE), como exigem os chamados países 'frugais'.
14h07 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) considerou hoje "abusiva e ilegal" a mobilização de médicos para prestarem cuidados aos utentes de um lar em Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu um surto de covid-19.
13h59 - A ministra da Saúde, Marta Temido, fez saber que nas últimas 24 horas, não se registaram novos casos de Covid-19 no Algarve, nos Açores e na Madeira. Segundo a mesma, 80% dos novos casos registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo, o que se traduz em 108 infetados dos 135 identificados de ontem para hoje, mantendo-se assim a tendência das últimas semanas na região da capital.
13h58 - Já começou a conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde. Acompanhe.
13h54 - Um aglomerado de pessoas foi visto esta madrugada no Rio de Janeiro,no Brasil. De acordo com a Globo, várias pessoas foram vistas num baile funk na cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, seriam cerca das 6h20. Saliente-se que as festas estão proibidas no município.
13h52 - Um homem, de 22 anos, foi detido no sábado na zona de Benfica, em Lisboa, por agressão a um motorista da Carris, após recusa em colocar máscara, informou hoje o Comando Metropolitano da PSP (Cometlis).
13h49 - O Brasil inicia hoje testes com voluntários à vacina do laboratório chinês Sinovac Biotech contra o novo coronavírus, em São Paulo, após uma parceria com o Instituto Butantan.
13h46 - Portugal regista, esta segunda-feira, mais 135 casos de Covid-19 e duas mortes.
13h40 - A pandemia de covid-19 já provocou 606.605 mortos em todo o mundo, entre os 14.528.490 de casos, segundo um balanço da agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais. Pelo menos 7.935.600 pessoas conseguiram curar-se da doença, em 196 países.
13h14 - Já o presidente francês apesar de partilhar a confiança de Ursula von der Leyen e Angela Merkel, revelou também que sente agora um "espírito de compromisso" entre os 27 após "momentos muito tensos" durante as negociações.
À Bruxelles, les négociations sont difficiles, mais un esprit de compromis est là. Cet esprit doit garder l'ambition d'un plan de relance à la hauteur de la crise, l'ambition d'une politique européenne d'avenir sur la souveraineté alimentaire, climatique et technologique.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) July 20, 2020
13h10 - É oficial. A Bola de Ouro não vai ser atribuída este ano. A publicação France Football, responsável pelo troféu, justificou a decisão com a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
13h03 - Chegam novidades de Bruxelas. A chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mostraram-se otimistas à chegada ao Conselho Europeu, afirmando existirem "passos na direção certa", com um "enquadramento para um possível acordo" esta tarde.
We need an agreement that gives us the means to overcome the crisis and prepare Europe for the future. #EUCO pic.twitter.com/rkeq0mU7Yo
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) July 20, 2020
12h26 - 'Fazer de casa labirinto' é o nome da exposição, que vai ser inaugurada no próximo sábado (dia 25) na Galery Balcony (em Lisboa), e que aborda impacto da pandemia nas relações e vivência do espaço. Uma exposição coletiva com trabalhos inéditos de nove artistas.
12h13 - Um casal de Kentucky, nos EUA, está detido na sua própria casa e obrigado ao uso de uma pulseira eletrónica depois de se terem recusado a assinar uma ordem para se colocarem em isolamento, depois de um deles ter testado positivo à Covid-19.
Yes we are, nope. Nothing! Just told me it would be escalated and law enforcement would be involved. Two days later, police show up with court orders and ankle monitors.
— Elizabeth Linscott (@elizabeth_calli) July 19, 2020
12h02 - O ministro da Saúde francês disse hoje que há 400 a 500 surtos de contágio mas rejeita tratar-se de uma "segunda vaga" da pandemia de covid-19 em França. "Constatamos que há sinais inquietantes de regresso epidémico em território nacional", admitiu Olivier Véran, mas "nesta altura estamos muito longe de uma segunda vaga", afirmou.
12h00 - Afinal, os mosquitos transmitem o coronavírus SARS-CoV-2? Um novo estudo assegura que o SARS-CoV-2 não tem a capacidade de se multiplicar em três das espécies mais comuns de mosquitos, nomeadamente o Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti e o Aedes albopictus.
11h51 - Mário Centeno já assumiu, de forma oficial, o cargo de Governador de Portugal. Para o ministro das Finanças, João Leitão, o novo governador assume o cargo "num quadro exigente causado pela pandemia da Covid-19".
11h49 - O Japão regista um total de 1.001 mortes por Covid-19 e o número de infetados ultrapassou hoje os 26 mil.
11h40 - As máscaras faciais tornam-se obrigatórias em espaços fechados em França. A medida imposta pelo governo francês exigirá a utilização de máscaras em lojas, bancos e centros comerciais. A medida, que já era obrigatória em cinemas, museus e locais de culto, foi agora alargada para conter o vírus.
Máscara obrigatória em França© Getty Images
11h25 - O número de mortos em África devido à Covid-19 passou hoje a barreira dos 15 mil. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), há 15.082 mortos, mais 145 nas últimas 24 horas, o número de casos positivos subiu para 720.622 (mais 19.049 nas últimas 24 horas), havendo 382.857 pessoas recuperadas, mais 13.737.
11h15 - O Bangladesh autorizou, segundo a Efe, ensaios clínicos para a terceira fase de uma potencial vacina para a covid-19, desenvolvida pelo laboratório Sinovac da China.
11h00 - Paulo Portas considerou, este domingo, que a população portuguesa ainda não tomou consciência da dimensão da crise económica e social que irá ocorrer na sequência da atual crise sanitária. “As pessoas estão anestesiadas e ainda não realizaram a gravidade do que nos espera”, denotou o antigo dirigente do CDS no seu espaço habitual de comentário na TV24.
10h53 - O Reino Unido assegurou o acesso a 90 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19, avança a Sky News. O negócio foi garantido graças a uma parceria com várias empresas farmacêuticas.
10h48 - Segundo uma reportagem da Rádio Renascença, famílias e médicos de clínica geral temem a sobrecarga que os centros de saúde podem vir a sofrer neste inverno. Chamadas não atendidas, emails sem resposta e muitas horas de espera são alguns dos problemas de que estes centros já sofriam e que se teme que a Covid-19 venha a evidenciar ainda mais.
10h40 - Várias cidades chinesas reabriram hoje os seus cinemas, que estiveram durante meses encerrados devido ao surto da covid-19, mas na condição de os espetadores usarem máscara e deixarem um assento de distância entre si.
O regresso ao cinema na China© Getty Images
10h15 - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, testou positivo à Covid-19. O governante informou que se encontra em isolamento.
Did my fourth Covid-19 test yesterday at the first sign of a throat irritation and unfortunately this time it came back positive. That is life! Win some lose some. Heading for isolation in a health facility and praying for the best. #StayHomeSaveLives #COVID19 #PTFCOVID19
— Geoffrey Onyeama (@GeoffreyOnyeama) July 19, 2020
10h00 - O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse, esta segunda-feira, que é possível um acordo entre os líderes da União Europeia (UE), relativamente ao Fundo de Recuperação, e que o mesmo é necessário, numa altura em que as negociações estão suspensas e serão retomadas à tarde.
"Um acordo [entre os líderes da UE] é possível e necessário. Os Estados devem ir além dos seus interesses nacionais. O futuro da Europa define-se nas próximas horas", disse Bruno Le Maire, esta manhã, numa entrevista à RMC.
09h49 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) manifestou-se, mais uma vez, contra a mobilização de médicos "decidida e executada" pelo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo referindo que "as condições atualmente existentes não garantem nem a segurança dos utentes do lar de Reguengos de Monsaraz nem a dos médicos mobilizados para lhes prestar assistência".
09h44 - A Alemanha identificou 249 novos casos de covid-19 e registou duas vítimas mortais nas últimas 24 horas, contabilizando um total de 201.823 infeções desde o início da pandemia, das quais 187.800 já consideradas curadas.
09h33 - A Rússia regista, esta segunda-feira, 5.940 novos casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, morreram 85 pessoas. No total, desde o início da pandemia, morreram 12.427 pessoas e 777.486 foram infetadas.
09h23 - Um responsável da Associação Internacional de Lusodescendentes (AILD) afirma que há "apreensão" entre os lusodescendentes no estrangeiro em realizar férias de verão em Portugal devido à pandemia de covid-19. "Muitos vêm cá durante um período de 15 dias, três semanas, mas têm de fazer uma quarentena de 14 dias. Praticamente não vale a pena vir, porque ficam em quarentena durante o período de férias, correndo o risco de chegarem ao seu país de acolhimento e fazerem nova quarentena", explicou o responsável.
09h16 - O que começou como uma noite de diversão tornou-se um dos maiores surtos de covid-19 em Espanha e o maior na Andaluzia. O epicentro encontra-se numa discoteca em Córdova, onde em encontro entre cerca de 400 jovens que passaram pelas instalações originou 73 casos de Covid-19, reporta o El Pais.
09h00 - Existem seis 'tipos' de Covid-19 e cada um tem sintomas específicos. A conclusão é d eum grupo de investigadores do King’s College, em Londres, no Reino Unido. Estes acreditam que a descoberta pode ter implicações importantes no desenvolvimento de potenciais tratamentos, sobretudo para os indivíduos mais vulneráveis a ficarem infetados no decorrer de uma segunda vaga do novo coronavírus. Confira cada um deles.
08h35 - O Ministério da Rússia anunciou hoje ter concluído com "êxito" a fase de provas clínicas de uma vacina contra a Covid-19. Em comunicado, o Ministério da Defesa refere que tiveram hoje alta um segundo grupo de voluntários e que "os resultados das análises mostram de forma inequívoca que todos os voluntários desenvolveram uma resposta imunitária, como resultado da vacina".
08h19 - O bastonário dos Psicólogos acredita que a pandemia de Covid-19 vai fazer de 2020 um ano pior em termos de problemas de saúde mental no trabalho, que em 2019 custou 3,2 mil milhões de euros às empresas portuguesas.
08h08 - Uma investigação judicial ao novo surto de covid-19 em Melbourne arrancou hoje na Austrália, para apurar se houve violações das regras de segurança nos hotéis designados para realizar a quarentena obrigatória de viajantes vindos do estrangeiro.
07h15 - A Índia alcançou um novo recorde diário. Foram mais de 40 mil o número de infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Os 40.425 novos casos elevaram o total de contágios na Índia para 1.118.043, dos quais 27.497 resultaram em mortes.
06h36 - Os Estados Unidos registaram 514 mortos e 63.872 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da epidemia no país, registaram-se 3.762.081 casos da doença provocada pelo novo coronavírus, enquanto o total de óbitos é de 140.474.
06h32 - O México registou 296 mortos e 5.311 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 39.184 óbitos e 340.000 infeções desde o início da epidemia, indicou o Ministério da Saúde mexicano.
06h24- O plenário do Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas em busca de um acordo para o relançamento europeu após a crise da covid-19, foi esta madrugada retomado a 27, mas a sessão foi novamente interrompida até à tarde. Prevê-se que a sessão plenária será retomada pelas 15h00 [hora de Portugal]
Update 4pm is new timing for #EUCO plenary meeting https://t.co/nFMbwjQNv3
— Barend Leyts (@BarendLeyts) July 20, 2020
05h00 - Os pescadores da localidade de Porto Mosquito, no concelho da Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, lutam contra a pandemia do novo coronavírus e querem voltar a ter peixes em abundância nas suas redes.Conheça melhor a história desta aldeia piscatória aqui.
04h00 - A China diagnosticou 17 novos casos de contágio local de covid-19 na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país. Opaís asiático diagnosticou ainda cinco novos casos entre viajantes oriundos do exterior.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com