O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, mais 1.153 casos de infeção registados nas últimas 24 horas, um número superior ao dia anterior (905) e o mais alto em registo desde 1 de maio (1.175). Não se assistia, aliás, a um registo diário superior às mil mortes desde 8 de maio (1.095), quatro dias depois do país ter dado início à primeira fase de alívio das medidas de restrição.
A região de Aragão é a mais afetada, com 424 novos casos, seguindo-se a Catalunha (211) e Madrid (199).
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 282.641 desde o início da pandemia em Espanha.
Depois de dois dias sem atualização de número diário de mortes, são reportadas 5 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total para 28.441.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/VCtBZhL3EbMateriales de información sobre el #coronavirushttps://t.co/3JRZJojRhC#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/p1PbqPNkBp
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) July 29, 2020
Espanha já deu início ao processo de desconfinamento mas, nas últimas semanas, têm surgido vários surtos por todo o país, o que obrigou, em certas regiões específicas, a recuar no alívio de regras e a impor novamente algumas restrições.
Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus em Espanha tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).