O conturbado líder da Chechénia, Ramzan Kadyrov, volta a ser notícia por motivos peculiares. A televisão local Grozny TV destacou recentemente um concurso de poemas escritos pelas crianças chechenas a elogiar a família de Kadyrov. O que é mais notório neste concurso são os prémios para os finalistas, que vão desde avultadas somas em dinheiro aos mais recentes smartphones no mercado.
O último concurso tinha como objetivo que as crianças escrevessem poemas a elogiar a mãe de Ramzan Kadyrov, Ayman. Os dez finalistas foram premiados.
O vencedor do concurso recebeu um prémio de 5.700 euros. O segundo classificado ganhou 3.400 euros e o terceiro 2.300 euros. Os restantes finalistas levaram para casa smartphones.
Os resultados do concurso terão deixado o líder checheno satisfeito. De tal forma, que Ramzan Kadyrov pediu que fosse organizado um concurso para marcar o 67.º aniversário da sua mãe.
Mas os concursos de poesia não são organizados apenas para fazer o elogio ao clã Kadyrov. Em 2017, o chefe checheno também organizou um concurso de poemas para prestar homenagem ao seu presidente, Vladimir Putin.
Ao longo dos anos, a liderança autoritária de Ramzan Kadyrov tem sido alvo de escrutínio internacional pelos abusos de direitos humanos, com detenções ilegais e execuções extrajudiciais.