Kamala Harris, a escolha de Biden para vencer Trump e a pensar no futuro
A decisão de Joe Biden de escolher a senadora Kamala Harris para candidata a vice-presidente nas eleições deste ano é vista como uma aposta segura e que pode trazer mais energia à campanha de Biden. Obama saudou a escolha e Trump mostrou-se surpreendido.
© Getty Images
Mundo Eleições EUA
A três meses das eleições nos Estados Unidos, Joe Biden, o presumível candidato do Partido Democrata, anunciou esta terça-feira que a senadora Kamala Harris é a sua escolha como candidata à vice-presidência norte-americana. Se os democratas ganharem as eleições, Kamala Harris será a primeira mulher negra vice-presidente dos Estados Unidos.
A escolha foi revelada através do envio de uma mensagem e um email para os seus apoiantes. “Escolhi Kamala Harris como a minha candidata a vice-presidente. Juntos vamos vencer Trump”, disse Joe Biden. A primeira aparição pública da dupla de candidatos democrata deve acontecer esta quarta-feira em Wilmington, no Delaware.
Kamala Harris, de 55 anos, é uma senadora norte-americana eleita pelo estado da Califórnia e foi uma das rivais de Biden na luta pela nomeação democrata para a presidência dos Estados Unidos. Acabou por pôr termo à sua pretensão. Estava longe nas sondagens e nas primárias democratas de Biden, de Bernie Sanders, de Elizabeth Warren. Até estava atrás de um surpreendente Pete Buttigieg.
I have the great honor to announce that I’ve picked @KamalaHarris — a fearless fighter for the little guy, and one of the country’s finest public servants — as my running mate.
— Joe Biden (@JoeBiden) August 11, 2020
No entanto, a sua desistência não representou um travão a uma carreira política em ascensão, tão pouco a ideia de que Kamala Harris era uma das faces do futuro do Partido Democrata, algo que se parece consolidar mais com a escolha de Joe Biden para candidata a vice-presidente.
Se já se esperava que, daqui a quatro anos, a senadora apresentasse nova candidatura à presidência, a decisão de Biden parece colocar Harris na rota para a liderança no Partido Democrata no espaço de quatro ou oito anos.
Após o anúncio de Biden, Harris admitiu sentir-se honrada por ter sido escolhida. “Joe Biden pode unir o povo americano porque ele passou a sua vida a lutar por nós”, afirmou no Twitter.
.@JoeBiden can unify the American people because he's spent his life fighting for us. And as president, he'll build an America that lives up to our ideals.I'm honored to join him as our party's nominee for Vice President, and do what it takes to make him our Commander-in-Chief.
— Kamala Harris (@KamalaHarris) August 11, 2020
Como destaca o The New York Times, Kamala Harris é uma moderada pragmática e era apontada como uma das escolhas mais seguras de Joe Biden para candidata a vice-presidente. É considerada uma aliada fiável no seio do Partido Democrata, com prioridades políticas semelhantes às de Biden. Os analistas esperam que Kamala Harris traga maior energia à campanha de Biden pela sua capacidade de entusiasmar os eleitores democratas, mas também pela forma como poderá atacar o atual presidente.
Aliás, como membro do Comité Judiciário do Senado, Kamala Harris ficou conhecida pelas suas pertinentes e desconfortáveis questões aos nomeados de Trump. E o presidente não parece ter-se esquecido disso. Mostrou-se surpreendido pela escolha de Biden e criticou Kamala Harris, considerando-a “mais mesquinha, a mais horrível, a mais insolente de todo o senado”.
Mas a senadora da Califórnia recebeu elogios de uma figura importante.
I’ve known Senator @KamalaHarris for a long time. She is more than prepared for the job. She’s spent her career defending our Constitution and fighting for folks who need a fair shake. This is a good day for our country. Now let’s go win this thing. pic.twitter.com/duJhFhWp6g
— Barack Obama (@BarackObama) August 11, 2020
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com