Descarrilamento. Network Rail terá sido avisada de potenciais problemas
A empresa proprietária das infraestruturas da rede ferroviária na Escócia indicou estar a trabalhar com as autoridades para descobrir a causa do incidente.
© Getty Images
Mundo Descarrilamento
O descarrilamento de um comboio, esta quarta-feira, perto de Stonehaven, no norte da Escócia, fez, pelo menos, três vítimas mortais e seis feridos. Através de um comunicado, partilhado no Twitter, o diretor-geral da Network Rail - empresa proprietária das infraestruturas da rede ferroviária na Escócia -, lamentou as vítimas mortais e garantiu estar a trabalhar "com as autoridades para identificar a causa do incidente".
De acordo com a Sky News, a empresa terá sido avisada de não estar a acompanhar as alterações climáticas extremas quatro semanas antes do descarrilamento.
Apesar de ainda não ter sido identificada a causa do incidente, fontes da indústria ferroviária revelaram à agência de notícias PA que há suspeitas de que a causa tenha sido um deslizamento de terra.
Em declarações à Sky News, o regulador das linhas ferroviárias britânicas criticou a Network Rail "por não acompanhar a frequência e severidade destes eventos" nos seus planos para combater as alterações climáticas.
Em resposta, a empresa disse que a sua rede foi desenhada para um clima temperado e que tem sido "desafiado" pelos longos períodos de altas e baixas temperaturas, tempestades e inundações.
A statement from Alex Hynes, managing director, Scotland's Railway.@NetworkRailSCOT pic.twitter.com/mniA6CVSZ1
— Network Rail (@networkrail) August 12, 2020
Através da rede social Twitter, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, reagiu ao descarrilamento. "Este é um incidente extremamente sério. Recebi um relatório inicial da Network Rail e dos serviços de emergência e estou a ser mantida a par da situação", frisou.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, também lamentou as vítimas mortais e os feridos no incidente. "Os meus pensamentos estão com os que perderam a vida perto de Stonehaven hoje, as suas famílias e, claro, com todos os que ficaram feridos no descarrilamento", pode ler-se, na sua página de Twitter.
My thoughts are very much with those who lost their lives near Stonehaven today, their families, and, of course, those who have been injured in the derailment. pic.twitter.com/CcqeSexwjn
— Boris Johnson (@BorisJohnson) August 12, 2020
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com