Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram desde quinta-feira 351 amostras, das quais 30 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país.
Ainda na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de São Salvador do Mundo (03), São Lourenço dos Órgãos (03), Santa Cruz (02), São Domingos (01) e Tarrafal (01).
Foram igualmente confirmados dois novos casos da doença na ilha do Sal, o segundo principal foco de transmissão no arquipélago, depois do concelho da Praia.
A ilha do Fogo, que esta semana diagnosticou os primeiros casos da doença, confirmou mais dois infetados nas últimas 24 horas.
Foram ainda consideradas recuperadas da doença 36 pessoas nas últimas 24 horas.
Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.412 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas, e 37 mortos.
Desse total, 875 casos permanecem ativos e 2.498 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.
Em conferência de imprensa para fazer um balanço da pandemia no arquipélago, o diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, anunciou que o país já realizou, até hoje, mais de 46.500 testes rápidos à covid-19 e acima de 30.000 testes moleculares (PCR) de diagnóstico, sendo por isso, disse, o "segundo país" que mais testa no continente africano por milhão de habitantes.
"E o 42.º entre 196 países, em todo o mundo", enfatizou.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 793.847 mortos e infetou mais de 22,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.