AO MINUTO: Mais 399 infetados em Portugal. Setembro traz Contingência
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Reuters
Mundo Pandemia
Numa altura em que o número de novos casos cresce na Europa, tornando cada vez mais real a hipótese de uma segunda vaga da doença, Portugal está a braços com novos surtos de Covid-19, destacando-se a situação no Hospital de Vila Franca de Xira, com 42 infetados e uma morte. O surto levou o Hospital a pedir o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais.
O país registou esta quarta-feira 362 novos casos confirmados de infeção, o que representa o maior aumento desde julho. Desde o início da pandemia, registaram-se 56.274 casos de infeção e 1.807 mortes, duas reportadas ontem.
A nível global, a pandemia já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é o que tem mais casos confirmados e mais mortes. O Peru é agora o país com maior mortalidade por Covid-19 do mundo).
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
15h20 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar a evolução da pandemia aqui.
15h00 - O Hospital de Vila Franca de Xira informou que não se registaram novos casos de Covid-19, mantendo-se os 42 confirmados ontem. Relativamente ao estado clínico dos doentes, continuam a existir três doentes internados a inspirar cuidados,devido à idade avançada e às patologias graves existentes que estão na origem dos internamentos. Os restantes doentes mantêm-se clinicamente estáveis e os profissionais encontram-se em isolamento no domicílio.
14h55 - A partir da próxima semana será possível descarregar a aplicação StayWay Covid, uma informação avançada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros.
14h50 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 826.512 pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
14h40 - Cinco reclusos, que entraram recentemente no Estabelecimento Prisional de Lisboa e que se encontravam em quarentena, testaram positivo a infeção com o novo coronavírus num rastreio, disse hoje à Lusa a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
14h30 - Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 399 infetados por Covid-19 e duas mortes. No total, o país acumula 56.673 casos e 1.809 mortes. À data, há 13.507 casos ativos, mais 224 face a ontem. O boletim de hoje regista 173 recuperados.
14h04 - Festa do Avante! Quanto à polémica que envolve a realização da Festa do Avante!, Mariana Vieira da Silva afirmou que "não existe nenhum regime excepcional para este evento".
"O governo não tem condições de impedir ou limitar este evento", disse, referindo que o "o evento terá que respeitar as regras que existem para este tipo de atividades". A ministra refere que o trabalho que define a realização do evento "está em curso" e que em breve - "horas ou dias" se saberá com que regras é que o evento comunista será levado a cabo. Recorda, contudo, que as regras são impostas pela Direção Geral da Saúde e não pelo Executivo.
13h54 - Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, afirmou que durante a próxima quinzena mantém-se as mesmas medidas de segurança em relação à Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, sendo que a partir do dia 15 de setembro todo o país estará em estado de contingência, tendo em conta o período de regresso às aulas e de regresso de muitos portugueses ao trabalho.
A ministra considera que a partir desta data haverá uma "alteração significativa" na vida dos portugueses, em comparação com os meses anteriores, e que é "preciso antecipar" as possíveis consequências desta mudança, que irá alterar as rotinas dos portugueses, nomeadamente com "a utilização de transportes e o regresso às aulas". Estas mudanças implicam "medidas adicionais" a pensar também no período de outono e inverno que se aproxima, pelo que nos próximos 15 dias, o governo estará a trabalhar já nas medidas que serão implementadas.
13h50 Já teve início a conferência de imprensa de Conselho de Ministros. Acompanhe aqui:
13h20 - A vila de Mora, no distrito de Évora, registou hoje o quarto dia sem novos casos de Covid-19, desde domingo, e mais duas pessoas recuperadas, o que diminui o número de casos ativos para 59, segundo o município.
12h50 - Um caso positivo identificado no continente após passagem pelo Porto Santo originou a identificação de 18 contactos, sendo que destes três testaram positivo e os restantes 15 tiveram testes negativos, disse à Lusa fonte Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE).
12h35 - A Comissão Europeia oficializou hoje, em nome da União Europeia (UE), a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina da AstraZeneca, que está em fase avançada de ensaios clínicos de larga escala.
12h18 - O uso de máscara vai passar a ser obrigatório em toda a cidade de Paris e em todas as universidades francesas para conter a pandemia de Covid-19, que "está a aumentar novamente em França", anunciou hoje o primeiro-ministro.
12h15 - Mais de 10.300 pessoas em 10 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) foram contactadas, entre 30 de junho e 25 de agosto, pelas equipas multidisciplinares no ânbito da pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado.
12h10- A Alemanha registou nas últimas 24 horas 1.507 casos de infeção e cinco mortes associadas à infeção por Covid-19, indicou o Instituto Robert Koch.
12h05 - O surto de Covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, manteve-se na quarta-feira com 35 casos ativos, mas há agora mais uma pessoa internada no hospital, informou hoje o município.
11hh45 - A Coreia do Norte continua sem detetar um único caso positivo de Covid-19, após testar mais de 2.700 pessoas, noticia hoje a página eletrónica NK News, que cita o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no país.
11h00 - O número de mortes por Covid-19 em África é hoje de 28.596, mais 320 do que na quarta-feira, num universo de 1.212.012 infetados no continente, cujas regiões Austral e do Norte são as mais afetadas, segundo dados oficiais.
10h45 - A GNR identificou, em oito dias, dezenas de jovens que participavam em ajuntamentos em praias de Caminha e Viana do Castelo, em infração às regras definidas para o combate à Covid-19, disse hoje à Lusa fonte daquela força policial.
10h15 - A China anunciou na quarta-feira a criação de uma 'lista negra' de destinos turísticos de jogo em casinos por perturbarem a "ordem comercial do mercado de turismo no estrangeiro da China"
9h40 - Aumentou para 22 o número de infetados no surto em Grândola que fechou dois restaurantes na Comporta. Os infetados são 18 trabalhadores e quatro familiares. À RTP, a Delegada de Saúde de Álcácer do Sal, Tamara Prokopenko, referiu que "por volta de quatro dezenas de pessoas" foram testadas.
9h30 - A UNICEF estima que pelo menos um terço das crianças não teve acesso ao ensino por meios digitais quando a pandemia de Covid-19 encerrou as escolas, criando "uma emergência educacional global".
9h20 - Resposta imunitária das mulheres pode ser maior do que a dos homens? Sim. Pelo menos assim o indica um estudo publicado esta quarta-feira na revista científica Nature.
Para chegar a estes resultados, a equipa analisou a resposta imune de 17 homens e 22 mulheres hospitalizados, excluindo pacientes ligados a um ventilador ou aqueles que tomam fármacos que afetam o sistema imunitário. Foi também estudada a resposta imune de outras 59 pessoas que não cumpriam estes critérios.
Verificou-se que as mulheres produzem mais células T, que por sua vez produzem anticorpos, do que os homens. "As mulheres mais velhas, mesmo as que têm cerca de 90 anos, estão a desencadear uma resposta imunitária decente", exemplificou Akiko Iwasaki, ao The New York Times.
8h50- A Índia contabilizou 75.760 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde indiano, um valor que representa um novo recorde diário no país. O valor mais alto tinha ocorrido em 22 de agosto, quando se registaram 70.488 infeções num só dia. A Índia acumula agora mais de 3,3 milhões de casos confirmados.
As autoridades registaram também 1.023 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 60.472 desde o início da pandemia.
Nas últimas duas semanas, a Índia ultrapassou as 60 mil infeções diárias© Reuters
8h30 - A nonagésima edição da Feira do Livro de Lisboa começa hoje, meses depois do calendário inicialmente previsto para 2020 devido à pandemia de Covid-19, e pretende ser uma demonstração da resistência de um setor atingido pela crise.
8h20 - Myanamar (antiga Birmânia) colocou em quarentena o estado de Rakhine, uma região envolvida num conflito armado há dois anos e um dos mais empobrecidos do país, após o surgimento de novos casos de Covid-19.
7h50 - Polémico jantar terminou em demissão. O comissário europeu do Comércio, o irlandês Phil Hogan, apresentou esta quarta-feira a sua demissão do cargo após ter violado regras de contenção contra a Covid-19, ao ter participado num jantar na Irlanda com mais de 80 pessoas.
7h40 - Um balanço dos principais surtos em Portugal:
- De acordo com o último balanço, feito esta quarta-feira, o surto no hospital de Vila Franca de Xira envolve 42 casos confirmados de Covid-19. O hospital deu ontem conta da morte de um dos infetados, com cerca de 90 anos e com múltiplas patologias. Na sequência do surto, o hospital de pediu esta quarta-feira o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais.
- O surto no lar de Póvoa de Santarém contabiliza 30 infetados. 14 dos utentes foram internados, 10 ficaram na instituição. Os restantes infetados são funcionários.
- No lar de Setúbal, onde há 75 casos de infeção, registou-se esta quarta-feira a segunda morte. Entre os casos ativos, 54 são utentes do MHAS Centro Geriátrico e 22 são funcionários. Nove residentes do lar de Setúbal estão internados.
- No Lar de São José, no Barreiro, onde quatro utentes morreram nas duas últimas semanas, continuam a registar-se 32 casos ativos de covid-19, 27 dos quais residentes e cinco funcionários, estando três utentes internados (menos um do que na segunda-feira).
7h30 - A Coreia do Sul registou 441 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades, o pior balanço diário desde 07 de março, quando o país contabilizou 483 infeções.
7h25 - Os Estados Unidos registaram 1.249 mortos e 43.772 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com um contagem independente da Universidade Johns Hopkins. om este balanço diário, os EUA elevaram o número de óbitos para 179.596 e o de casos confirmados para 5.817.538.
7h22 - A Argentina detetou nesta quarta-feira pela primeira vez desde o início da pandemia mais de dez mil casos em 24 horas e registou no mesmo período 276 mortos por Covid-19, segundo as autoridades.
7h20- A Colômbia registou 295 mortos e 10.142 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 18.184 e de casos para 572.270, informou o Ministério da Saúde.
7h15 - A China diagnosticou nas últimas 24 horas oito casos da Covid-19, todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados na cidade de Xangai e nas províncias de Sichuan e Hebei.
7h10 - O Peru tornou-se na quarta-feira o país com a maior mortalidade do mundo por Covid-19, depois da Bélgica ter corrigido o número de mortes ao subtrair 121 óbitos ao balanço pandémico.
No país sul-americano o surto está longe de ser controlado e centenas de mortes diariamente naquele que é já o sexto país do mundo com mais casos confirmados, acumulando mais de 607 mil infetados. As 28 mil mortes devido à Covid-19 registadas traduzem-se numa mortalidade de 85,8 mortes por 100 mil habitantes, um dado que resulta da divisão do número de mortes pela população nacional de 32,6 milhões de habitantes. Existem milhares de mortes suspeitas por coronavírus que não foram incluídas nos relatórios do Governo.
7h05 - O México registou 626 mortes e 5.267 casos nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 62.076 e o de infetados para 573.888, informou o Ministério da Saúde.
7h00 - Bom dia! Iniciamos o acompanhamento AO MINUTO da pandemia em Portugal e no Mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com