O jovem de 17 anos, que foi detido em Illinois, depois de alegadamente ter matado dois dos manifestantes do protesto por Jacob Blake, trata-se de Kyle Rittenhouse.
Segundo se sabe agora, o jovem é um antigo cadete da polícia que se juntou a um grupo de "milícias" fortemente armadas depois de terem surgido os protestos na sequência do tiroteio policial de Jacob Blake, o homem que foi alvejado nas costas sete vezes pela polícia norte-americana.
Kyle Rittenhouse é um apoiante assumido de Donald Trump, tendo participado num dos seus congresso em janeiro.
Reside a 24 quilómetros de Kenosha e está associado ao movimento 'Blue Lives Matter', um movimento de apoio às forças de segurança, criado como contraprotesto contra o 'Black Lives Matter'.
Na manhã do dia dos disparos, que levaram à sua detenção, Rittenhouse foi visto com um grupo de voluntários a limpar grafitis numa escola pertencente ao Kenosha County Courthouse.
Suspected teen gunman Kyle Rittenhouse spotted cleaning Kenosha graffiti before shooting https://t.co/Cm2t1DFqws pic.twitter.com/lFgz8qh7cC
— New York Post (@nypost) August 27, 2020
Rittenhouse foi também filmado por um telemóvel a abrir fogo no meio da uma estrada com uma espingarda semiautomática. Os vídeos nas redes sociais mostram pessoas a correr pelas ruas de Kenosha, enquanto se ouvem tiros, em algumas das imagens podem ver-se homens feridos no chão.
Anthony Huber, de 26 anos, e outro homem de 36 anos de idade, foram mortos na sequência desses disparos. Outro homem de 26 anos está gravemente ferido.
Rittenhouse foi, entretanto, detido e acusado de homicídio intencional em primeiro grau e aguarda a extradição de Illinois, onde foi detido.