Movimento Extinction Rebellion prepara protestos no Reino Unido
O movimento ambientalista Extinction Rebellion anunciou hoje que planeia iniciar uma nova série de protestos no Reino Unido este fim de semana para denunciar a inação do Governo diante da emergência climática.
© Facebook/ Extinction Rebellion
Mundo Extinction Rebellion
Os protestos vão começar no fim de semana, que será prolongado devido ao feriado de segunda-feira, com "rebeliões regionais", incluindo a colocação de faixas em pontes e intervenções junto dos setores da aviação e financeiro.
Na terça-feira, que coincide com o regresso dos deputados de férias, será o início do protesto principal, com "rebeliões em massa em Londres, Cardiff e Manchester", disse a porta-voz Alanna Byrne à AFP.
Na capital britânica, os manifestantes vão concentrar-se junto ao Parlamento, procurando repetir a ocupação da praça do parlamento realizada no ano passado.
"Toda a gente está farta do enorme fracasso deste Governo e a falta de reconhecimento da emergência climática é realmente preocupante, por isso as pessoas sentem-se forçadas a vir (protestar)", disse a porta-voz do movimento, Alanna Byrne, à AFP.
Tendo em conta a pandemia covid-19, que matou mais de 41.000 pessoas no Reino Unido, o movimento conhecido por "XR" aconselha os manifestantes a manterem o distanciamento social e a usarem luvas e máscaras.
Antecipando os protestos, cinco membros do grupo, incluindo um dos cofundadores, Roger Hallam, foram acusados de conspiração para provocar danos criminais e colocados em prisão preventiva até ao próximo mês.
Em 2019, o Extinction Rebellion realizou uma série de ações de desobediência civil no Reino Unido e no resto do mundo, levando à detenção de mais de 1.800 pessoas devido à participação em protestos em locais como aeroportos, transportes públicos, edifícios de empresas ou a ocupação da via pública.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com