Uma fotografia de duas meninas sentadas à porta de um restaurante de fast-food para poderem utilizar o wi-fi e, assim, participar nas aulas online, na Califórnia, gerou uma onda de solidariedade ao mesmo tempo que reforçou a divisão tecnológica que existe nos Estados Unidos. A Califórnia, sublinhe-se, é onde está Silicon Valley, a meca tecnológica do país e do mundo.
Na imagem, captada por um dos funcionários do restaurante Taco Bell, é possível ver as duas meninas sentadas no chão, com os computadores no colo e com papel e caneta à sua frente, no passeio. Alguns funcionários foram falar com elas para perceber se podiam ajudar.
Depois da publicação da fotografia, alguns responsáveis locais prontificaram-se a ajudar, incluindo o agrupamento de escolas das duas irmãs, que se comprometeu em arranjar-lhes um 'hotspot', para que elas possam aceder à internet sem problemas.
Luis Alejo, supervisor do condado de Monterey, no estado da Califórnia, partilhou a fotografia, escrevendo, no Twitter, que "é preciso fazer melhor e resolver esta divisão digital de uma vez por todas, para todos os estudantes da Califórnia".
Two students sit outside a Taco Bell to use Wi-Fi so they can 'go to school' online.This is California, home to Silicon Valley...but where the digital divide is as deep as ever. Where 40% of all Latinos don't have internet access. This generation deserves better. pic.twitter.com/iJPXvcxsLQ
— Kevin de Leόn (@kdeleon) August 28, 2020
"A Califórnia é a capital tecnológica do mundo, isto é uma vergonha", disse o responsável, em entrevista à CNN.
A família necessitava, porém, de mais ajuda, uma vez que enfrentava um despejo, por causa de obras que o senhorio estava a fazer no prédio onde viviam. Felizmente, várias pessoas da comunidade se prontificaram a ajudar a mãe e as duas meninas, que passaram a ficar num hotel, de forma temporária, até conseguirem encontrar algo permanente.
Ver esta publicação no Instagram
Algumas pessoas, porém, criticaram a mãe, insinuando que poderia ter levado as crianças para uma biblioteca pública. Um representante do departamento de polícia de Salinas desmentiu alegações de que a mãe fosse negligente ou tivesse colocado as meninas em risco. "Esta família passou por muito e é fantástico que a comunidade queira e possa ajudar", indicaram as autoridades.