O jornal 'El Mundo' teve acesso ao esboço do acordo do Conselho Interterritorial, que deverá ser assinado esta quarta-feira, e nele pode ler-se que o Ministério da Saúde espanhol vai propor o encerramento da cidade de Madrid, bem como de outras dez cidades, alegando uma "situação extrema".
As comunidades afetadas são as que têm mais de 500 casos por 100 mil habitantes e em que a ocupação das Unidades de Cuidados Intensivos ultrapassem os 35%. Estas terão 48 horas para proceder ao seu confinamento.
De acordo com este jornal, "as comunidades autónomas com mais de 250 casos terão também de tomar medidas extraordinárias".
Segundo a mesma proposta, e agora de acordo com fonte do El Pais, o ministério liderado por Salvador Illa pode, ainda, proceder à implementação de restrições à entrada e saída dos municípios mais críticos, reduzir o número mínimo de aglomerados de pessoas para seis e fechar os parques infantis.
Propõe-se também que o número máximo de pessoas num velório seja de 15, em espaços abertos, e de 10 em espaços fechados; a capacidade dos estabelecimentos comerciais passa a ser de 50% e são obrigados a encerrar às 22h. Quanto à indústria hoteleira e de restauração, a hora de encerramento passa a ser às 23h e estes espaços só podem ocupar 50% da lotação no seu interior e 60% na esplanada. O consumo no bar não é permitido.