Parlamento do Koweit aprova a nomeação de novo príncipe herdeiro do país
O Parlamento do Koweit aprovou hoje por unanimidade a nomeação de Mishaal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, meio-irmão do emir Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, como príncipe herdeiro.
© Reuters
Mundo Príncipe
"Os 59 membros que participaram na sessão especial abençoaram" a eleição de Mishaal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, que foi nomeado como príncipe herdeiro e sucessor de Nawaf al-Ahmad al-Jaber al-Sabah na quarta-feira, informou a agência de notícias oficial do Kuwait (KUNA).
Depois de ser aprovado pelo Parlamento, Mishaal al-Ahmad, que na quarta-feira também havia recebido a "bênção" da família real Al-Sabah, foi à câmara legislativa e jurou cumprir a Constituição do Koweit, concluindo o último processo para a sua nomeação como herdeiro do trono do Koweit.
A Constituição do emirado estabelece que o príncipe herdeiro deve ser descendente de Mubarak al-Sabah, emir do Koweit entre 1896 e 1915, e "filho legítimo de pais muçulmanos".
O documento também indica que o emir tem um ano para nomear o seu sucessor a partir da data da sua nomeação, que no caso de Nawaf al-Ahmad ocorreu em 29 de setembro.
Nawaf al-Ahmad sucedeu o meio-irmão Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, que morreu em setembro, aos 91 anos, nos Estados Unidos.
A nomeação do príncipe herdeiro demorou menos de 10 dias neste caso e membros do parlamento comemoraram a rapidez, defendendo que a estabilidade no país será reforçada.
"Estamos orgulhosos da transferência tranquila de poder, que representa o compromisso com as disposições da Constituição", disse mais tarde o primeiro-ministro do Koweit, Sabah al-Khalid al-Hamad al-Sabah.
Mishaal Al-Ahmad nasceu em 1940 e é meio-irmão do novo emir e de seu antecessor, já que, como eles, é filho de Ahmad al-Jaber al-Sabah, que foi o décimo governante do Kuwait, entre 1921 e 1950.
De acordo com breves dados biográficos fornecidos pelo Ministério da Família Real do Kuwait, o príncipe herdeiro "não ocupou nenhum cargo político" e, até agora, desenvolveu a sua carreira no campo da segurança nacional.
Formou-se em 1960 na prestigiosa Hendon Police Academy, em Londres, foi diretor-geral de investigações no Ministério do Interior por treze anos e, nos últimos dezassete, serviu como subcomandante da Guarda Nacional.
"É um dos especialistas em segurança mais importantes do país", referiu o Ministério da Casa Real.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com