EUA aplicam sanções a 18 bancos do Irão
Os Estados Unidos da América (EUA) impuseram hoje sanções contra 18 bancos iranianos, para impedir Teerão de arranjar "recursos financeiros" para financiar "o programa nuclear, o desenvolvimento de mísseis" e alegadas atividades terroristas, anunciou o Departamento do Tesouro.
© Reuters
Mundo Programa nuclear
Em comunicado divulgado na página na Internet do Departamento do Tesouro dos EUA, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, explicita que as sanções "negam ao Governo iraniano os recursos financeiros que poderão ser utilizados para financiar e apoiar o seu programa nuclear, o desenvolvimento de mísseis, terrorismo e redes de terroristas aliadas, e influência regional maligna".
Entre as 18 instituições financeiras abrangidas pelas sanções de Washington está o Hekmat Iranian Bank, ao serviço das Forças Armadas do Irão, que "serviu de plataforma financeira para o ministro da Defesa e da Logística das Forças Armadas do Irão pagar aos seus agentes no estrangeiro", prossegue a nota.
Outros 16 bancos estão incluídos na lista porque os Estados Unidos consideraram que são "entidades a operar no setor financeiro do Irão".
"A ação de hoje para identificar o setor financeiro e sancionar 18 grandes bancos iranianos reflete o nosso empenho para impedir o acesso ilícito de dólares [norte]-americanos", exortou Mnuchin, acrescentou que os "programas de sanções vão continuar até que o Irão pare o seu apoio a atividades terroristas e acabe com os seus programas nucleares.
"As ações de hoje vão continuar a permitir as transações humanitárias para apoiar o povo iraniano", acrescenta o comunicado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com