Começam a notar-se sintomas a longo prazo da Covid-19, alerta NHS
Diretor do serviço nacional de saúde (NHS) britânico sublinhou que "efeitos secundários a longo prazo" também afetam os mais jovens.
© REUTERS/Hannah McKay
Mundo NHS
As autoridades de saúde britânicas alertaram esta segunda-feira para a questão dos sintomas a longo prazo em consequência da doença Covid-19, algo que começa a ser mais evidente e que afeta também os mais jovens.
A informação foi revelada pelo diretor do serviço nacional de saúde (NHS) britânico, Steve Powis, que fez esta manhã uma atualização da situação pandémica no país, chamando a atenção para o aumento dos internamentos.
"Mas não estamos apenas preocupados com as admissões hospitalares", indicou o responsável médico, citado pela BBC, acrescentando que estão a notar-se "os efeitos secundários a longo prazo da Covid-19".
Powis indicou que estes sintomas estão a tornar-se mais prevalentes e que não afetam apenas os mais velhos.
Recorde-se que os novos casos de contágio estão a subir a grande velocidade nas pessoas mais jovens, em quase todos os países da Europa e também no Reino Unido. Embora haja um risco muito menor de morte para doentes abaixo dos 40 anos, jovens com menos de 30 anos estão a ficar infetados em muito maior número (no Reino Unido 28% das novas infeções estão na faixa etária entre 20 a 29 anos de idade).
Segundo indica o Guardian, poucos necessitarão de tratamento hospitalar, mas especialistas médicos temem que uma minoria significativa fique com sequelas debilitantes que os cientistas ainda não compreendem na totalidade.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com