Rússia e Conselho da Europa restabelecem relações
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric, constataram hoje o restabelecimento total das relações entre a Rússia e a organização.
© iStock
Mundo Serguei Lavrov
"Com esta visita (...) pomos um ponto final simbólico na crise em que esta organização esteve submersa entre 2014 e 2019 devido às medidas absolutamente ilegais e contrárias aos seus estatutos tomadas por alguns membros da Assembleia Parlamentar", afirmou Serguei Lavrov.
A tensão entre o Conselho da Europa e a Rússia surgiu em 2014 após a anexação ilegal russa da península ucraniana da Crimeia e a decisão da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) de retirar o voto à delegação russa.
Perante isto, Moscovo deixou de pagar em junho de 2017 a sua contribuição para a organização de 33 milhões de euros anuais, o que provocou uma grave crise financeira.
Em junho, a APCE aprovou o regresso da delegação russa e o chefe da diplomacia russa admitiu hoje que a situação "mudou qualitativamente".
Marija Pejcinovic Buric constatou, por seu turno, que as relações entre a organização e a Rússia "melhoraram consideravelmente", destacando a importância do país "ter restabelecido totalmente a sua participação no Conselho da Europa".
Segundo Lavrov, a "principal lição" a tirar do sucedido "é que é inadmissível usar a linguagem da força, os ultimatos e as pressões no Conselho da Europa".
Referindo que a viagem da secretária-geral do Conselho da Europa se realiza tendo em vista a preparação do 25.º aniversário da participação da Rússia na organização, que se cumpre em fevereiro, Lavrov chamou a atenção para a importância desta "continuar a ser um dos pilares da atual ordem mundial baseados no direito internacional e não nas regras estabelecidas por países isoladamente".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com