O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, um acréscimo de 37.889 casos de contágio ao balanço total, número que inclui sexta-feira, sábado e domingo, uma vez que os dados não são atualizados ao fim de semana. É o balanço mais alto de casos reportado a uma segunda-feira.
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 974.449 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.
Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções, tendo adicionado mais 4.598 casos aos números totais de sexta-feira, elevando o número total para 281.388.
As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 217 pessoas desde sexta-feira, segundo o reportado pelas comunidades. Em termos globais, Espanha já contabiliza 33.992 mortes desde o início da crise pandémica.
Nos últimos três dias deram entrada nos hospitais com a doença em todo o país 1.699 pessoas. Estão hospitalizados em todo o país 12.945 pessoas com o novo coronavírus, das quais 1.857 estão em unidades de cuidados intensivos.
Os casos de Covid-19 em Espanha aproximam-se de um milhão de pessoas, número que deve ser alcançado ainda esta semana, se se mantiver o ritmo de crescimento da pandemia.
No final desta semana também irá terminar o estado de emergência em vigor em Madrid, sem que se saiba ainda quais serão as medidas contra a pandemia que vão ser implementadas a partir de sábado pelo Governo desta região.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o balanço da AFP.