O Reino Unido superou esta quinta-feira a barreira dos 800 mil casos de infeção confirmados desde o início da pandemia no país. As autoridades sanitárias reportaram hoje mais 21.238 novos casos, um número inferior ao da véspera (26.688), que foi o valor mais alto desde que começou a crise pandémica. Desde 13 de outubro que o país notifica mais de 15 mil novos casos por dia, subindo este número para mais de 20 mil nos últimos três dias.
Até ao momento, 810.467 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
São ainda reportadas mais 189 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 44.347 o total de óbitos associados à Covid-19.
Incluindo ao balanço oficial aquelas mortes cuja certidão de óbito faz referência ao coronavírus mas cuja infeção não foi confirmada por teste, o número é de 58.164, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico.
Em toda a Inglaterra, são proibidos ajuntamentos com mais de seis pessoas e bares e restaurantes têm de fechar às 22:00 horas, mas 28 milhões de pessoas, ou cerca de metade da população, incluindo Londres, vivem agora sob restrições mais apertadas por estarem no segundo ou terceiro nível de risco.
Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia sobre a matéria da saúde e estabelecem as suas próprias medidas.