Face ao aumento "alarmante" de casos de contágio com o novo coronavírus, várias são as regiões italianas a endurecer as medidas restritivas. Exemplo é a região de Campânia, cuja capital é Nápoles, que vai ordenar, em breve, um confinamento geral, enquanto o governo em Roma continua a resistir ao confinamento total do país.
Contra esta medida, os napolitanos saíram à rua, na noite desta sexta-feira, para mostrar o seu descontentamento. De acordo com o que é possível ver em diversos vídeos publicados nas redes sociais, milhares de pessoas estão nas vias da cidade.
Há já registos de momentos de tensão entre manifestantes e polícias, com os populares a arremessarem fogo de artifício e as autoridades a 'responderem' com gás lacrimogéneo.
De lembrar que as autoridades de Saúde italianas notificaram, hoje, mais uma subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 19.143 novas infeções nas últimas 24 horas, numa subida desde o dia de ontem, em que foram registados 16.079 infetados.
O número total de casos de infeção por via do vírus SARS-CoV-2 subiu para os 484.869 desde o início da crise sanitária no país.
Protests in #Naples today against the Socialist rule pic.twitter.com/8ntyAqiahs
— Potkin Azarmehr (@potkazar) October 23, 2020
"Chi rinuncia alla libertà per un po' di sicurezza, non merita né la libertà né la sicurezza"Benjamin Franklin#Napoli pic.twitter.com/JpJeBEILmW
— fla. (@flayawa) October 23, 2020
Los napolitanos toman la calle contra el nuevo lockdown que anunció esta tarde el presidente de la región Campania. Hay miles de personas en varias zonas de la ciudad, rompiendo el toque de queda que arrancaba esta noche. Piden ayudas económicas ya. #Napoli pic.twitter.com/jAHMmbHAY5
— Mirko Calemme (@mirkocalemme) October 23, 2020