Ministro dos Negócios Estrangeiros da China visita Japão para a semana
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, vai visitar o Japão, na próxima semana, no primeiro contacto de alto nível entre Tóquio e Pequim, desde o início da pandemia do novo coronavírus.
© Reuters
Mundo Visita
Em conferência de imprensa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, disse que Wang vai estar em Tóquio, nas próximas terça e quarta-feira, embora não tenha dado mais detalhes sobre a agenda ou questões a abordar.
Motegi ressaltou, no entanto, que esta é a primeira reunião de alto nível entre os dois governos, desde que a pandemia do coronavírus começou, no início deste ano, no centro da China.
O ministro japonês disse que, na terça-feira, terá a oportunidade de falar com Wang sobre questões bilaterais e questões relacionadas com a agenda regional e internacional.
A visita ocorre numa altura em que o Japão tem protestado contra a irrupção de navios chineses nas águas em torno das remotas ilhas Senkaku, no Mar do Leste da China, e que estão sob controlo japonês, embora China e Taiwan reivindiquem também a sua soberania sobre aquela área.
Durante a sua estada em Tóquio, o ministro chinês deve reunir também com o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, que assumiu o cargo, em 16 de setembro, substituindo Shinzo Abe, que renunciou por motivos de saúde.
Em 25 de setembro, Suga falou pela primeira vez, por telefone, com o Presidente chinês, Xi Jinping. Nesse diálogo, o novo chefe do Governo do Japão afirmou que o país considera as suas relações com a China "extremamente importantes".
Xi tinha programado visitar o Japão este ano, mas a visita foi adiada devido à propagação da pandemia da covid-19. Motegi não antecipou hoje se há novas datas para a visita oficial de Xi ao Japão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com