O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci afirmou, este domingo, que "vai demorar meses" até as crianças e as mulheres grávidas serem vacinadas contra a Covid-19.
Em declarações ao canal NBC, o diretor do instituto norte-americano de Alergias e Doenças Infeciosas argumentou que é importante observar primeiro como reagem os adultos às vacinas.
"A razão prende-se com o facto de, tradicionalmente, quando se cria uma nova vacina, querer-se ter a certeza de que existe um grau de eficácia e segurança estabelecido na população adulta, antes de submeter a uma população mais vulnerável como é o caso das crianças e das mulheres grávidas", explicou.
Contudo, Fauci quis sublinhar que isto não quer dizer que as vacinas não sejam seguranças, mas sim que o sistema imunológico dos mais novos é diferente. O imunologista ainda esclareceu que serão conduzidos testes clínicos específicos para determinar se as vacinas têm o mesmo efeito nas crianças.
É de recordar que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech já chegaram aos Estados Unidos, importadas da Bélgica, noticiaram hoje diversos meios de comunicação, norte-americanos. A Pfizer/BioNTech afirma que a sua vacina é 95% eficaz contra o vírus.