O secretário da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, não conseguiu conter as lágrimas, na manhã desta terça-feira, enquanto ouvia o primeiro homem que recebeu a vacina da Pfizer contra a Covid-19.
O momento aconteceu em direto no programa Good Moorning Britain, depois de William Shakespeare, de 81 anos, receber a vacina numa unidade hospitalar de Warwickshire.
"Isto vai fazer uma grande diferença nas nossas vidas de agora em diante", disse o idoso.
Ao passar a imagem de William para Matt Hancock, foi possível ver o secretário a enxugar as lágrimas. Depois de se recompor, mas ainda emocionado, o governante admitiu que foi um “ano muito difícil”.
"Foi um ano muito difícil para tantas pessoas e William Shakespeare disse isso de uma forma tão simples… temos de continuar com as nossas vidas. Ainda faltam alguns meses. Ainda tenho essa preocupação. Não podemos estragar tudo", sublinhou, apelando a que todos continuem a cumprir as regras sanitárias para evitar surtos.
"Ainda temos que levar a vacina a milhões de pessoas e continuar a seguir as regras. Há muito trabalho envolvido nisso. Tenho muito orgulho em ser britânico", frisou.
William Shakespeare foi o primeiro homem a tomar a vacina contra a Covid-19. Antes, Margaret Keenan, de 90 anos, entrava para a história como a primeira pessoa a receber a vacina no mundo.
À Sky News, Matt Hancock salientou que "ao observar Margaret ali ...parece tão simples tomar uma vacina no braço, mas isso protegerá Margaret e protegerá as pessoas ao seu redor. E se conseguirmos fazer isto, isto que será um dos maiores feitos da história do NHS. Se conseguirmos fazer isto por todos os que são vulneráveis a esta doença, então podemos seguir em frente", explicou.
Apesar dos muitos elogios por ter mostrado os seus sentimentos, no Twitter, alguns utilizadores estão a arrasar Matt Hancock acusando-o de cinismo e de estar a brincar com o sentimento e vida dos britânicos.
Já o diretor médico do NHS England, o professor Stephen Powis, também admitiu ter ficado emocionado ao ver Margaret receber a vacina. "Não consigo dizer quanta emoção houve naquele centro de vacinação", começou por dizer o profissional de saúde, acrescentando que este foi um "dia verdadeiramente histórico" e "um ponto de viragem nesta pandemia".
Recorde-se que, esta terça-feira, o Reino Unido começou a sua campanha de vacinação.
Amazing moment on @GMB this morning as Health Secretary @MattHancock broke down in tears after hearing a man named William Shakespeare talk about becoming the first man in the world to get the Pfizer Covid-19 vaccine. pic.twitter.com/dBGpZuwPoP
— Piers Morgan (@piersmorgan) December 8, 2020