Morreu Chuck Yeager, o primeiro piloto a ultrapassar a barreira do som
Lendário piloto norte-americano tinha 97 anos.
© Reuters
Mundo Chuck Yeager
Chuck Yeager, o primeiro piloto a ultrapassar a barreira do som, morreu na noite desta segunda-feira, no estado norte-americano da Califórnia, aos 97 anos.
A confirmação da morte do lendário oficial da Força Aérea dos EUA, conhecido como "homem mais rápido do mundo", foi feita pela mulher, Victoria, à CNN, depois de partilhar no Twitter que o marido tinha morrido.
"O maior piloto da América teve uma vida incrível e bem vivida", tweetou Victoria.
Recorde-se que Chuck Yeager ultrapassou a barreira do som ao testar o Bell X-1 em outubro de 1947, apesar de o feito só ter sido confirmado oficialmente em 1948.
Desde os 18 anos que Chuck pertencia à Força Aérea norte-americana. Durante a Segunda Guerra Mundial, completou 64 missões e abateu 13 aviões alemães.
Em 1944, o avião que pilotava foi abatido sobre França. Contudo, conseguiu escapar com a ajuda da resistência francesa.
Depois da II Grande Guerra, Chuck tornou-se instrutor de voo e piloto de testes. Regularmente participava também em espetáculos aéreos.
Em 1947 foi convidado a pilotar o Bell X-1. Vários meses depois, a 14 de outubro, ultrapassou a barreira do som, sobre o Lago Rogers Dry, no sul da Califórnia, realizando não só o maior feito da sua carreira como também alcançando um feito histórico para o mundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com