O Reino Unido, país que se tornou o primeiro no mundo a iniciar a vacinação contra a Covid-19, no passado dia 8, notificou este domingo mais 18.447 casos de infeção pelo novo coronavírus e 144 mortes relacionadas com a doença.
Os dados representam uma descida em relação aos números reportados no sábado, dia em que as autoridades britânicas deram conta de 21.502 novos infetados e 519 óbitos.
À data, estão hospitalizadas 16.531 pessoas com Covid-19 no Reino Unido, sendo que 1.275 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos.
De recordar ainda que os diretores médicos das quatro nações do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) anunciaram que o período de tempo durante o qual as pessoas devem ficar em isolamento profilático, após estarem em contacto com alguém infetado com Covid-19 ou depois de chegarem ao Reino Unido de um país sujeito a quarentena, foi reduzido de 14 para 10 dias.
Esta medida aplica-se a Portugal que está atualmente fora dos "corredores de viagem internacionais" estabelecidos pelo Ministério dos Transportes britânico com destinos considerados de menor risco.
A partir de amanhã, 15 de dezembro, entra em vigor o novo sistema de redução de quarentena, em que as pessoas que chegam do estrangeiro podem reduzir o período de quarentena para cinco dias sem resultado de um teste, pago às suas custas, for negativo.