Navalny diz ter levado agente russo a admitir envenenamento
Agente russo terá admitido que veneno foi colocado na roupa interior de Navalny.
© Reuters
Mundo Navalny
Alexei Navalny, líder da oposição russa, disse, esta segunda-feira, ter levado um agente de segurança russo a admitir que o Serviço Federal de Segurança o tinha tentado matar, ao colocar-lhe veneno na roupa interior, reporta a Reuters.
Navalny foi transportado para a Alemanha, em agosto, após ter colapsado num avião na Rússia. Mais tarde, o país germânico revelou que o líder da oposição russa tinha sido envenenado com o agente nervoso Novichok.
Num vídeo publicado no seu website, esta segunda-feira, Navalny disse ter estado à conversa com um dos seus alegados assassinos, após se ter feito passar por assessor do chefe do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev.
O homem, que foi identificado por Navalny e pelo site de jornalismo de investigação Bellingcat como Konstantin Kudryavtsev - um especialista em armas químicas do FSB - esteve à conversa com o opositor russo durante 49 minutos.
No vídeo, ouve-se Navalny questionar: "Porque é que nada funcionou?". "Já me fiz essa pergunta mais do que uma vez", ouve-se em resposta.
Quando questionado sobre o motivo pelo qual Navalny sobreviveu, a pessoa do outro lado da linha diz que se deveu, provavelmente, ao facto de o avião em que seguia ter feito uma inesperada aterragem de emergência, o que levou a que recebesse uma rápida assistência médica.
De acordo com a agência de notícias TASS, o Serviço Federal de Segurança afirmou que "o vídeo com a gravação da chamada é falso".
O Kremlin tem negado repetidamente qualquer sugestão de que a Rússia tentou matar Navalny.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com