Pintura rupestre mais antiga do mundo encontrada na Indonésia
O desenho terá sido feito há pelo menos 45.500 anos.
© Maxime Aubert
Mundo Indonésia
Uma equipa de arqueólogos descobriu a pintura rupestre mais antiga do mundo na Indonésia - um porco bravo - que creem ter sido desenhada há 45.500 anos. A pintura foi feita em tamanho real e com recurso a pigmento ocre vermelho escuro.
A descoberta teve lugar numa gruta da ilha de Sulawesi, em 2017, conta a BBC, e é uma das provas do início da fixação de humanos naquela zona do mundo. "As pessoas que a fizeram eram modernas, eram tal como nós, tinham toda a capacidade e as ferramentas para fazerem a pintura que quisessem", explicou o coautor do estudo Maxime Aubert, da Universidade de Griffith, na Austrália.
O especialista de dados identificou um depósito de calcite que se formou no topo da pintura e usou datação com urânico para determinar que tinha 45.500 anos. Terá pelo menos essa idade, "mas pode ser muito mais antiga porque só estamos a analisar a calcite que está por cima.
Tem um total de 1,36 metros de comprimento e 54 centímetros de altura e o animal está representado com verrugas semelhantes a chifres e com pelo curto, características de um macho adulto daquela espécie. Há ainda duas impressões de mãos acima das costas do porco, que parece estar a olhar para outros dois suínos, mas que estão apenas parcialmente preservados.
Pode ser a pintura rupestre mais antiga do mundo a representar uma figura, mas não é o desenho mais antigo produzido pelo ser humano. Um desenho em forma de cardinal desenhado numa pedra na África do Sul será o mais antigo, com 73 mil anos.
Leia Também: Proprietário de mural pintado por Banksy adia venda de edifício
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com