Black Lives Matter nomeado para o Prémio Nobel da Paz
O deputado norueguês que nomeou o movimento justifica a sua escolha com o impacto global que o Black Lives Matter tem relativamente à consciencialização da injustiça racial.
© Getty Images
Mundo Black Lives Matter
O Black Lives Matter foi nomeado para o Prémio Nobel da Paz de 2021, avança o The Guardian. No documento que entregou para justificar a sua nomeação, o deputado norueguês, Petter Eide, salienta que o movimento originário dos Estados Unidos forçou outros países a confrontarem o racismo nas suas sociedades.
“Acho que um dos desafios essenciais que temos visto na América, mas também na Europa e na Ásia, é o conflito crescente baseado na desigualdade. O Black Lives Matter tornou-se um movimento muito importante a nível mundial no combate à injustiça racial. Eles conseguiram um feito tremendo ao criarem uma consciencialização global sobre a injustiça racial”, argumentou Eide.
O deputado acrescentou que uma das coisas que o impressionou no Black Lives Matter foi a capacidade de “mobilizarem pessoas de todos os grupos da sociedade, não apenas afro-americanos, não apenas os oprimidos, tem sido um movimento amplo, de uma forma diferente dos seus antecessores”.
A data limite de candidaturas para o Nobel da Paz deste ano é já na próxima segunda-feira.
O Black Lives Matter foi fundado em 2013 por Opal Tometi, Alicia Garza e Patrisse Cullors em resposta à absolvição de George Zimmerman, o homem que disparou contra Trayvon Martin e matou-o.
Leia Também: Capitólio: Bombas encontradas no DNC e RNC colocadas na véspera do ataque
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com