Síria: Pelo menos cinco mortos em explosão na região norte
Pelo menos cinco pessoas, incluindo uma criança, morreram em consequência de uma explosão registada em Afrine, cidade do norte da Síria, dominada por forças turcas e seus apoiantes sírios, divulgou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
© Reuters
Mundo OSDH
Segundo a OSDH, citada pela AFP a partir de Beirute, explosões de carros armadilhados e homicídios ocorrem com frequência em áreas mantidas pelo exército turco e os rebeldes sírios seus aliados.
Hoje, explosivos escondidos num veículo rodoviário mataram cinco pessoas em Afrine, "quatro civis e uma criança", referiu o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane à agência AFP.
"O número de mortos pode ser revisto em alta, ao ponto de também haver 15 feridos, alguns dos quais em estado crítico", adiantou o Observatório.
Localizada na província de Alepo, a região curda de Afrine foi conquistada, em março de 2018, pelas forças turcas e seus apoiantes sírios, que haviam desalojado a principal milícia curda do YPG, as autodenominadas Unidades de Proteção do Povo.
Esses territórios são agora palco de lutas internas entre diferentes fações rebeldes sírias.
Porém, a responsabilidade pelos ataques nessas regiões é geralmente atribuída pelo regime de Ancara (Turquia) aos combatentes curdos.
No início de janeiro, seis pessoas morreram na explosão de dois veículos armadilhados, em duas áreas sob controlo turco no nordeste da Síria.
Iniciada em 2011, a guerra na Síria tornou-se mais complexa ao longo da década, com o envolvimento de potências estrangeiras e o surgimento de grupos 'jihadistas'.
O conflito causou já mais de 387 mil mortos e forçou milhões de pessoas ao exílio.
Leia Também: ONU dececionada com falta de avanços para rever Constituição síria
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com