Foi inaugurado este sábado, em Houston, no estado do Texas, um mural em homenagem a George Floyd, o afro-americano que foi morto pela polícia a 25 de maio do ano passado e cuja morte originou uma onda de protestos contra o racismo sistémico nos Estados Unidos, alguns com manifestações de violência.
A pintura foi feita na estrada, ao longo de dois quarteirões, em frente à escola secundária Jack Yates, onde George Floyd estudou.
"Viemos celebrar a vida e o legado do nosso herói local, George Floyd", indicou Carl Davis, da Houston Society for Change, durante a cerimónia.
Now that @HISDSupe has helped cut the ribbon, the mural is officially open. You can see it for yourself on Alabama Street, directly in front of @JackYatesHigh.
— Houston ISD (@HoustonISD) February 6, 2021
Some of George Floyd’s football teammates and classmates from Yates released balloons in his honor. pic.twitter.com/27V8qzY7JJ
George Floyd morreu em 25 de maio aos 46 anos de idade, algemado, depois de o ex-agente Derek Chauvin pressionar o seu pescoço com um joelho durante vários minutos, indiferente aos apelos da vítima que se queixava de não conseguir respirar.
As imagens da morte de Floyd, filmadas por vários telemóveis, provocaram protestos em todo o mundo, aumentaram a tensão racial no país e contribuíram para o despedimento de Chauvin e de três outros agentes que o acompanhavam.
Leia Também: Polícia que asfixiou afro-americano George Floyd será julgado em separado