Israel oferece 14,8 milhões a família de turcos mortos em 2010
Israel ofereceu à Turquia 20 milhões de dólares (14,8 milhões de euros), destinados às famílias das vítimas mortais da invasão de um barco turco, em 2010, na costa da Faixa de Gaza, divulgou hoje o jornal Haaretz.
© Reuters
Mundo Invasão
Citando fontes diplomáticas que têm acesso às negociações com Ancara, o diário publicou que a Turquia ainda não respondeu à oferta israelita.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Ancara disse apenas que as conversações continuam, mas o jornal turco Hurriet revelou que uma fonte diplomática garantiu que havia "uma evolução positiva" nas negociações sobre a indemnização financeira destinada às famílias.
"Um acordo está quase pronto e a aguardar a finalização de alguns pormenores, antes de ser submetido aos responsáveis dos dois países", referiu o diário turco.
Em maio de 2010, o assalto de comandos israelitas a uma frota de seis navios, que tentavam quebrar o bloqueio naval israelita à Faixa de Gaza, causou a morte de nove cidadãos turcos.
O ataque provocou uma grave crise diplomática entre os dois países, com Ancara exigindo um pedido formal de desculpas e uma indemnização às famílias das vítimas.
As negociações começaram em março de 2013, após Israel entregar um pedido formal de desculpas à Turquia, que se seguiu à intervenção do Presidente norte-americano, Barack Obama.
Os fundos deverão ser depositados num fundo humanitário e depois distribuídos às famílias das vítimas, segundo os critérios acordados entre os dois países
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com