Bruxelas avisa cinco países da UE para aplicarem legislação sobre racismo
A Comissão Europeia apelou hoje à Bélgica, Bulgária, Finlândia, Polónia e Suécia para "ratificarem plenamente" uma legislação da União Europeia (UE) de 2008 que penaliza as manifestações de racismo e de xenofobia.
© ShutterStock
Mundo Racismo
A "lei-quadro" de 28 de novembro de 2008 prevê que "as manifestações graves de racismo e de xenofobia sejam punidas por sanções penais eficazes, proporcionais e dissuasivas em toda a UE", recorda a Comissão, que enviou cartas a estes cinco países para a sua aplicação.
O executivo europeu também alertou em outubro de 2020 a Estónia e a Roménia sobre esta questão.
A Comissão considera designadamente que as legislações belga e búlgara não permitem que os motivos racistas e xenófobos sejam considerados como circunstâncias agravantes de uma infração.
Desta forma, considera que Bulgária, Finlândia, Polónia e Suécia falharam de formas diversas em transpor corretamente "a penalização da apologia, da negação ou a banalização grosseira de crimes internacionais e do Holocausto".
Segundo a Comissão, a Finlândia não estabeleceu que as infrações relacionadas com o racismo e a xenofobia possam constituir objeto de inquéritos e processos judiciais mesmo sem uma iniciativa da vítima, para além de censurar a Polónia por não ter transposto de forma correta as regras relacionadas com o incitamento à violência racista e xenófoba.
Os cinco países têm um prazo de dois meses para responder aos pontos colocados pela Comissão, e em caso de não cumprimento poderá enviar um "aviso motivado" no âmbito de um procedimento que implicará uma deliberação da justiça europeia.
Leia Também: SOS Racismo repudia petições que exigem deportação de Mamadou Ba
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com